BAGÉ WEATHER

Mobilização

Mais de 93 milímetros resultam em alagamentos em toda cidade

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Situação do asfalta na Tomás Mércio, próximo a escola e também a parada de ônibus

O feriado foi de muita chuva na Rainha da Fronteira: em 24 horas, choveu 93 milímetros. Isso na Estação de Tratamento de Água. O Daeb também divulgou que em apenas oito dias o acumulado ultrapassou a média histórica: acontece que até as 8h dessa sexta-feira choveu 169,8 milímetros.  

  

Na tarde de quinta, a autarquia divulgou que foi necessário sinalizar e interditar algumas vias. Isso porque os arroios estavam passando por cima das pontes e ruas, como na Ernesto Médici e na Athos Aramis Budo. Equipes também atuaram nas ruas Carlos Mário Mércio da Silveira e Anselmo Castro Costa, no bairro Ivone. Cedo as equipes da autarquia já estavam nas ruas para amenizar os alagamentos decorrentes das fortes chuvas. Houve atendimento na Vila Gaúcha e, ainda, nos bairros Pedra Branca, Ivone e Ipiranga. Vale mencionar que, na quarta, equipes da autarquia realizaram ações preventivas, como a limpeza nas pontes da Ernesto Médici e Passo do Onze.  

  

O prefeito Divaldo Lara, também na quinta-feira à tarde, destacou que as equipes das secretarias estavam nas ruas para atender a população. "Dez retroescavadeiras trabalhando, com equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Daeb, Assistência Social, Segurança e Mobilidade Urbana", disse, em publicação. Lonas também foram distribuídas. Aliás, o prefeito destacou também a atuação da Secretaria de Esporte e Lazer, ao publicar sobre atendimentos no bairro Santa Flora. 

  

Pontos mais críticos 

O Daeb informou à reportagem que foram 38 demandas de alagamentos, escodando água das chuvas, além de oito desentupimentos de esgoto. Já o coordenador da Defesa Civil, Everton Kaupe, destacou que os bairros mais atingidos foram Pedra Branca, Ipiranga, Passos das Pedras, Santa Cecília, Tarumã e Floresta. "Entre todas as secretarias, foram 46 pedidos de socorro por alagamento. Lonas a gente colocou em mais de 40 residências", detalhou. Na manhã dessa sexta ainda havia demanda. "Seguem os pedidos até agora. Pela manhã, ainda teve pedido por lona", comentou. Ele mencionou que as equipes monitoraram os pontos críticos (pessoas que moram próximo a açudes e arroios) das 19h às 22h. No bairro Castro Alves, na rua Almirante Tamandaré a água chegou muito próximo das casas. "Mas não foi preciso evacuar", enfatizou.  

  

O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Augusto Lara, comentou que o volume de chuvas foi maior do que o esperado e houve alagamentos em toda a cidade. "Teve bairros mais atingidos, como bairro Damé, como o Ivone, Pedra Branca, Castro Alves, Tiaraju, Stand, São Martim. São os bairros que foram mais atingidos, mas, na verdade, teve alagamentos por toda a cidade. Em alguns bairros mais, e em outros menos, porque foi muita chuva. Foi uma chuva constante, forte o tempo todo. Então, toda a cidade, inclusive o centro. Teve pontes, como, por exemplo, o Passo do Onze, bastante alagada, como outras regiões do centro", detalhou. Augusto também citou o trabalho conjunto entre secretarias e Defesa Civil.  


Pasta vai atuar três turnos para recuperar ruas 

Questionado sobre o cronograma de obras após toda essa chuva e quais bairros têm maior demanda nesse sentido, o secretário comentou que o plano emergencial da pasta, com o estrago que houve nas vias pelo excesso de chuvas, "é buscar melhorar as ruas, focando nos acessos principais dos bairros e nas linhas de ônibus". É claro que essa atuação ainda depende do tempo. "Firmando o tempo - nós estamos de olho na previsão do tempo -, assim que melhorar, as nossas equipes já estão prontas para trabalhar os três turnos para que a gente possa, o mais rápido possível, dentro de 20 dias, no máximo, já normalizar as condições das ruas da nossa cidade", enfatizou.  

  

A prioridade, reiterou, serão as ruas principais dos bairros, os acessos das linhas de ônibus. Porém, depois, todo o bairro será atendido. "Uma força-tarefa da nossa secretaria nesse pós chuva para que a gente possa melhorar as condições de cada bairro o mais rápido possível", definiu. "Estamos prontos para isso. Mas, para isso, já avisando em primeira mão, estaremos trabalhando manhã, tarde e noite - os três turnos - com o nosso setor de recuperação de ruas, para que a gente possa tornar as condições das vias melhores", ressaltou.  

 


Previsão é de chuvas intensas nos próximos sete dias Anterior

Previsão é de chuvas intensas nos próximos sete dias

Acumulado já ultrapassa os 90 milímetros Próximo

Acumulado já ultrapassa os 90 milímetros

Deixe seu comentário