BAGÉ WEATHER

Economia

Lula quer taxar os "super-ricos"

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O governo Lula editou um medida provisória que prevê a taxação dos fundos de "super-ricos". Em síntese, haverá uma tributação periódica, chamada de "come cotas". O objetivo é compensar a correção da tabela do imposto de renda, incluída na MP que reajusta o salário mínimo. O texto equipara as regras tributárias entre fundos exclusivos e abertos. Atualmente, os exclusivos só são taxados pelo Imposto de Renda quando são resgatados - a ideia é que passem a ser submetidos a uma tributação periódica pela alíquota de 15%. 

  

A reportagem do Folha do Sul perguntou aos leitores, nas redes sociais, qual a opinião deles sobre a taxação dos chamados super-ricos. Para Martín Lancastre Cordeiro essa é uma questão de justiça social: "Quem ganha mais deve pagar mais". Já Lucimara Torma argumentou: "Já está na hora de isso acontecer mesmo. Porque, na verdade, quem paga mais imposto é quem tem menos". Para ela, é muito mais justo que tem mais pagar mais. "Isso já devia estar acontecendo há muito tempo", acrescentou. 

  

Por outro lado, Sergei Monteiro Júnior sustentou que não sabe se isso é de fato positivo. "Em virtude dos investimentos. Países como Alemanha, França, Dinamarca e Itália, entre outros, perderam poder de investimentos na década de 90 e nos anos 2000 vide a mesma taxação", contextualizou. "Anos se passaram e entraram com fortes recessões e tiveram que dar um passo atrás novamente, tirando o imposto para voltar os investimentos", argumentou. Uma leitora questionou se isso valerá para os políticos ou apenas para o povo e outro rebateu que não há super-ricos "no meio do povo", como definiu. Vera Lucia Machado Brião sustentou: "Com certeza o que ganha mais tem que pagar mais impostos, não o que ganha menos". 

 


Pequeno Samuel precisa da ajuda dos bageenses Anterior

Pequeno Samuel precisa da ajuda dos bageenses

Estado confirma início da restauração do Castelo de Pedras Altas Próximo

Estado confirma início da restauração do Castelo de Pedras Altas

Deixe seu comentário