BAGÉ WEATHER

Posse

Leitores opinam sobre a polêmica 'faixa, Lula e Bolsonaro'

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lula e Bolsonaro não devem ficar cara a cara no domingo

O primeiro dia do ano de 2023, no domingo, terá a posse do presidente eleito pela maioria da população brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação que era amplamente divulgada até essa quinta-feira era de que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), viajaria ontem para os Estados Unidos. Ou seja, ele não deve passar a faixa presidencial, na cerimônia que ocorre em Brasília. Vale mencionar que, a aliados, Lula teria dito que, de fato, não há clima para isso. A reportagem perguntou aos leitores, nas redes sociais, qual a opinião deles sobre a decisão do atual presidente.


Quase 400 internautas responderam a enquete, pelo até o fechamento da edição. Para a leitora Thaís Paiva, a atitude de Bolsonaro "só mostra que (ele) não sabe perder", e encerrou sua fala ao manifestar o desejo de que o novo presidente faça o melhor pelo país. Moises Rodrigues argumentou: "Essa faixa tem um valor simbólico que titula o representante de uma nação. A faixa está acima das birras pessoas de qualquer político. Ao não passar a faixa para o sucessor, o atual presidente só passa, mais uma vez, uma prova de fraqueza e covardia. O cargo está acima das opiniões pessoais".


Clecy Nascimento disse acreditar que o presidente deveria passar a faixa. "Mostrar que ele é digno do povo brasileiro", argumentou. Mas também disse entender que essa é uma decisão que só cabe a ele. Varlene Madruga concordou com o que Lula teria dito a aliados. "Concordo com o presidente Lula. em muitos que podem colocar a faixa nele. Eu indicaria a ex-presidente Dilma", mencionou. Eliane Rosa argumentou que Lula foi escolhido pelo povo. Sobre Bolsonaro, sustentou: "Para quem fala tanto em família, igreja e valores, mostra que não aprendeu nada... Continua com essa postura de pessoa mesquinha, que não sabe perder. Ele não é Deus para julgar ou absolver alguém".


Muitos leitores se manifestaram favoráveis ao presidente Bolsonaro e justificaram tal opinião ao definirem Lula como "ex-presidiário". Alguns voltaram a questionar o resultado das eleições e outros ainda manifestaram descontentamento diante da afirmação de que Bolsonaro sairia do país. Mas a maioria, de fato, respondeu ao questionamento feito pela reportagem. Mirta Cardoso, por exemplo, ponderou: "Independente de qualquer situação, uma falta de respeito e um mau exemplo. Deveria ser punido, também deveriam proibir a viagem. Se cada ser humano não aceitar perder, o país vai virar anarquia e exemplo estão nos que comandam por nosso voto". 


Entenda

O roteiro da posse no Palácio do Planalto, até ontem, não havia sido divulgado. A praxe é que o novo presidente receba a faixa presidencial do antecessor - o que pode ocorrer ao pé da rampa de acesso ou no Parlatório -, mas, conforme tem noticiado a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro não pretende participar do evento, assim como o vice-presidente Hamilton Mourão. Depois do discurso no Parlatório, Lula e Alckmin vão receber cumprimentos de autoridades estrangeiras e convidados e participar de solenidade no Itamaraty.

Serviços têm horários alterados na sexta e no sábado Anterior

Serviços têm horários alterados na sexta e no sábado

Os destinos mais procurados na rodoviária de Bagé Próximo

Os destinos mais procurados na rodoviária de Bagé

Deixe seu comentário