BAGÉ WEATHER

Hemocentro

Hemopel precisa de doações de sangue

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Estoque está 70% abaixo do normal

Desde o começo da pandemia de coronavírus, em março do ano passado, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) vem sofrendo com a escassez de doadores de sangue. Em mais de um ano esse quadro segue se repetindo, fazendo com que a unidade peça o comparecimento de pessoas em bom estado de saúde para efetuar as doações.

Conforme a coordenadora do Hemopel, Gisele Pinto, atualmente o estoque da unidade está cerca de 70% abaixo do nível desejável. Em outros meses ao longo da pandemia esse deficit chegou a atingir a marca dos 90%. "Não é um estoque tão ruim se comparado a outros meses de pandemia, mas ainda assim preocupa. Precisamos de mais doações para manter um nível seguro em estoque", explicou a coordenadora.

Por enquanto, todas as cirurgias eletivas estão suspensas no Rio Grande do Sul, porém a profissional se preocupa com a retomada delas, mesmo que ainda não haja previsão para isso acontecer. "Quando voltar (cirurgias eletivas) precisamos ter um bom estoque na unidade para garantir esses serviços", afirmou.

Na tentativa de captar mais doadores, o Hemopel, desde o mês passado, está funcionando em horário estendido. A unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min. Somente na quarta-feira o horário de funcionamento é das 8h às 13h. O Hemopel fica na avenida Bento Gonçalves, 4 569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para contato é o (53) 3222 3002 ou o WhatsApp (53) 98156 1209.

Vale destacar que o Hemocentro atende três hospitais de Pelotas - São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa - além de outros 24 municípios das regiões Sul e Campanha, incluindo Bagé.

Quem pode doar

As regras gerais para doação são ter entre 16 e 68 anos e peso superior a 50 quilos. No caso dos adolescentes, eles precisam da autorização do responsável legal para fazer a doação. Também é necessário que o doador procure o Hemopel portando um documento de identificação com foto. No dia da doação, o doador precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior a doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitado fumar uma hora antes. Os homens podem doar a cada dois meses, totalizando, no máximo, quatro vezes ao ano; já as mulheres podem fazer a doação a cada três meses, até três vezes por ano.

Outra orientação do Hemopel é que pode doar sangue qualquer pessoa saudável, sem sintomas gripais, que não teve contato com suspeitos ou diagnosticados com a covid-19. Quem teve a doença pode doar após 30 dias de ser considerado curado.

Carona

O Hemopel oferece carona para grupos. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 12 pessoas. Já para os municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 12 pessoas. Independentemente da carona, grupos de doadores podem ser agendados previamente por telefone ou WhatsApp para que a equipe de acolhimento esteja preparada e o tempo de espera seja menor.


Justiça indefere novo pedido de suspensão de aulas presenciais Anterior

Justiça indefere novo pedido de suspensão de aulas presenciais

Maio terá chuvas dentro da média Próximo

Maio terá chuvas dentro da média

Deixe seu comentário