BAGÉ WEATHER

Hospitais

Há oito pessoas internadas por covid-19 em toda a região

Qwerty Notícias/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Santa Casa de Dom Pedrito tem dois na UTI e dois em leitos clínicos

Surtos de covid-19 nos hospitais da Grande Porto Alegre preocupam os gaúchos. Mas em Bagé e região a situação é bem diferente. É o que garante o secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi. Na Santa Casa de Caridade, conforme o profissional, há três semanas não ocorrem internações na UTI. Além disso, a pasta acompanha uma redução no número de casos confirmados da doença (foram duas confirmações no sábado e cinco no domingo). Ele, é claro, atribui tal situação confortável ao avanço da vacinação na Rainha da Fronteira. Inclusive, defende que poucas pessoas de mais de 18 anos ainda não receberam a primeira dose da vacina.

Ainda sobre os números da Santa Casa, em leitos clínicos, ontem à tarde, apenas quatro pacientes estavam internados com confirmação de coronavírus (três de Bagé e um de Dom Pedrito). No Hospital Universitário não havia nenhum paciente com covid-19. Também era zero o número de internados pela doença em Aceguá, no Hospital da Colônia Nova, e em Lavras do Sul. Em Dom Pedrito, onde também há leitos de UTI na Santa Casa, dois pacientes estavam internados na tarde dessa segunda-feira, ambos da Capital da Paz. Em leitos clínicos, também são dois os casos confirmados.

Sobre os surtos em hospitais, Necchi diz acreditar que isso motivará uma reação do Estado: De que trabalhadores da Saúde - os primeiros a serem vacinados - recebam um reforço, em breve. Isso, pontua o profissional, já é discutido e adotado por alguns países, como o Uruguai. No Estado, ele diz acreditar que isso deve ocorrer após a finalização da vacinação da população de mais de 18 anos, o que deve ocorrer até o final deste mês de agosto.

Questionado sobre mortes de pessoas que haviam completado a imunização - com as duas doses da vacina, como foi o caso do ator Tarcísio Meira, que repercutiu em todo o país -, Necchi lembra: "Nenhuma vacina dá 100% de proteção". Ele pontua, porém, que até hoje apenas uma pessoa 100% imunizada morreu em Bagé e esta tinha diversas comorbidades graves. Aliás, vale mencionar que o filho de Tarcísio Meira, o também ator "Tarcizinho", revelou que o pai tinha comorbidades sérias, inclusive um problema pulmonar.

De maneira geral, sustenta o médico, aqueles que adoecem, mas tomaram as duas doses da vacina, permanecem em casa com sintomas leves. Isso indica o quanto a vacina funciona, o que, menciona, já está mais do que comprovado. O secretário-adjunto de Saúde ainda pondera que, mesmo em uma situação mais confortável, os bageenses não devem abandonar os protocolos, com a manutenção do distanciamento social, a utilização de máscaras de proteção facial e o uso do álcool em gel para higienizar as mãos, por exemplo.

Ele justifica que há pessoas não vacinadas na cidade e aquelas de outras que circulam na Rainha da Fronteira. Lembra, ainda, que nem todos os municípios estão na mesma situação de Bagé e região e que, por isso, a manutenção dos protocolos é essencial.


Saúde detalha vacinas disponíveis e horários Anterior

Saúde detalha vacinas disponíveis e horários

Bagé faz história no Grande Prêmio Brasil Próximo

Bagé faz história no Grande Prêmio Brasil

Deixe seu comentário