BAGÉ WEATHER

Covid-19

Grávidas e puérperas podem procurar pela segunda dose

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Município atingiu 99% do público-alvo

O Observatório Obstétrico divulgou uma estatística preocupante: a vacinação vem ocorrendo em ritmo insuficiente, o que significa que as grávidas e as puérperas seguem expostas a covid-19 em sua forma grave.

O Brasil tem 3,1 milhões de gestantes e puérperas. Conforme dados da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, mais de 1, 3 milhão de doses foram aplicadas em gestantes e puérperas, com pouco mais de 421,2 mil completamente imunizadas (com segunda dose ou dose única).

Porém, as mortes neste grupo seguem elevadas no país: foram mais de 1,4 mil óbitos só neste ano. De acordo com o secretário de Saúde do município, Michelon Apoitia, todas as gestantes estão sendo vacinadas em Bagé. "Aqui não estamos tendo problemas", garantiu. O secretário-adjunto, o médico Ricardo Necchi, disse que há pouca resistência e que há procura ativa.

O médico anunciou que, a partir deste sábado, aquelas gestantes e puérperas que aguardavam pela segunda dose da vacina podem procurar o ginásio da Escola São Pedro. Acontece que o município aguardava doses da CoronaVac para completar a imunização das mulheres e uma remessa chegou ontem. O chamamento é para aqueles cuja data já está vendida e para aquelas que estão próximas da data de vencimento. O atendimento no São Pedro será das 9h às 16h.

Necchi informou que o município estima que Bagé contabiliza de 250 a 300 mulheres grávidas ou puérperas, que podem procurar pela vacina (estão disponíveis primeiras e segundas doses). Ele destacou o momento pelo qual o município passa, com apenas uma pessoa internada, mas enfatizou a importância da vacinação: "O momento é ótimo, mas não podemos afrouxar".

Nova data de corte é 5 de julho

Necchi destacou que, a partir deste sábado, aqueles que receberam a primeira dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer até o dia 5 de julho podem procurar pela segunda no ginásio da Escola São Pedro. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Ele ainda mencionou que a intenção do município é reduzir o intervalo entre a primeira e a segunda dose para 70 dias, e que isso já deve ser alcançado a partir da semana que vem. Vale lembrar que, atualmente, o município vacina todas as pessoas com mais de 12 anos sem comorbidades. O município já atingiu 99% do público-alvo, que são aquelas pessoas com mais de 18 anos, com pelo menos a primeira dose da vacina.

Saúde busca reverter redução de transplantes Anterior

Saúde busca reverter redução de transplantes

Comércio está mobilizado para o Dia das Crianças Próximo

Comércio está mobilizado para o Dia das Crianças

Deixe seu comentário