BAGÉ WEATHER

Tributo

Ginete do Século será homenageado na semana de Bagé

Reprodução/Facebook imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vilson Souza dará nome ao trajeto Caminhos do Forte

No dia 17 de julho a Rainha da Fronteira completa 210 anos de existência. Para marcar a data, diversas atividades serão realizadas ao longo da próxima semana. Entre elas está uma homenagem ao bageense de coração Vilson Charlat de Souza, o Ginete do Século.

Dentro da programação para marcar o aniversário da cidade, haverá o lançamento da rota Caminhos do Forte, que contempla o Forte de Santa Tecla e alguns outros pontos turísticos. O trajeto receberá o nome de Vilson Souza, eternizando, mais uma vez, a trajetória dele.

O neto do homenageado, Pablo Souza, explicou que o Caminhos do Forte sairá do Forte de Santa Tecla e passará por pontos como a Vinícola Peruzzo e chegará na Cabanha Marca Dois, onde o ginete costumava ficar nos últimos anos. "Vai ter um momento em que os turistas poderão ter contato com os cavalos, andar a cavalo e conhecer a história do vô", detalhou o neto.

Também será lançada uma escola de ginetes que levará o nome de Souza. A ideia é que estudantes da rede pública de ensino recebam aulas de equitação gaúcha, sob a orientação de um ginete profissional.

O lançamento oficial dessas atividades está marcado para acontecer na véspera do aniversário da cidade, dia 16 de julho, a partir das 9h.

O homenageado

Vilson Souza, como era mais conhecido, fez história ao ser o primeiro ginete campeão do Freio de Ouro, em 1982, na companhia do cavalo Itaí Tupambaé. Além deste importante marco, ele conquistou um total de cinco Freios de Ouro, quatro Freios de Prata e dois Freios de Bronze, entrando, assim, para o hall de maior personalidade da modalidade, tamanha importância que, desde 2006, a premiação entregue ao Ginete do Ano (dada aos competidores que se destacaram na temporada) leva o seu nome: troféu Vilson Souza.

Em 2019, o nome do Ginete do Século foi estampado na Parede da Fama do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Além disso, uma biografia foi lançada. A obra "Coração de Cavaleiro - a arte de Vilson Souza" é escrita por Renato Dalto e curada por seu neto.

Apesar da grande identificação com a cidade, o ginete nasceu em Uruguaiana. Em dezembro do ano passado ele morreu, aos 86 anos, na Rainha da Fronteira.

 

Comercial: Teatro, lazer ou abrigo para moradores de rua e animais Anterior

Comercial: Teatro, lazer ou abrigo para moradores de rua e animais

Bagé: um aniversário de reverência e de exaltação da vida Próximo

Bagé: um aniversário de reverência e de exaltação da vida

Deixe seu comentário