BAGÉ WEATHER

Regional

Geoparque Caçapava do Sul recebe certificação da Unesco

Joel Vargas/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Comitiva está no Marrocos

Após momentos de aflição vividos no Marrocos, por conta do terremoto que atingiu a região na noite de sexta-feira (08), a emoção e a alegria tomaram conta dos representantes dos Geoparques de Caçapava e Quarta Colônia, na cerimônia de recebimento do selo de territórios mundiais da Unesco, que ocorreu nesse sábado (9), por volta das 14h (horário de Brasília).  

A entrega da certificação ocorreu no Complexe Culturel Mohamed VI des Habous, em Marrakesh, no Marrocos, em um espaço montado para a cerimônia após a interdição do prédio onde o evento aconteceria inicialmente. O início da solenidade contou com um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia. 

No momento da certificação, 18 novos territórios foram reconhecidos pela Unesco e Caçapava e da Quarta Colônia foram os primeiros a serem chamados para a cerimônia. O certificado foi recebido por Jacielle Sell, em nome da Quarta Colônia, e por André Borba, por Caçapava. 

  

Boas práticas 

A certificação como Geoparques Mundiais da Unesco não foi o único motivo de comemoração para a delegação brasileira. O Geoparque Caçapava recebeu o prêmio “Boas Práticas” da Rede Global de Geoparques pelo incentivo e qualificação da Novelaria Santa Marta e de seu processo produtivo. O ateliê produz novelos de lã com tingimento natural através do uso de plantas adaptadas ao bioma da região. Além de artesanal, a produção não deixa resíduos e o que sobra das tintas é utilizado na produção de aquarelas. 

André Borba, coordenador científico do Geoparque Caçapava, explica que esse reconhecimento é dado para as melhores iniciativas dos Geoparques e a indicação para o recebimento, parte dos avaliadores que estiveram no território em 2022. 

  

O que é um geoparque 

Os geoparques são territórios (regiões) de um ou mais municípios, reconhecidos como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica únicas. Há vários geoparques nacionais, mas somente 5 no Brasil são reconhecidos mundialmente, pela Unesco. 

Um geoparque é composto por vários geossítios, que geralmente são pontos turísticos, como um mirante em uma montanha, uma formação rochosa rara, como a Pedra do Segredo, em Caçapava do Sul, ou um centro de pesquisa e exposição de fósseis, como o Cappa, na Quarta Colônia, onde podem ser vistos os fósseis dos mais antigos dinossauros do planeta. 

Com os 18 novos geoparques mundiais que receberão o certificado da Unesco, a entidade passará a reconhecer 195 geoparques em mais de 40 países. 

No Brasil, serão 5 geoparques Unesco: Araripe (Ceará), Seridó (Rio Grande do Norte), Caminhos dos Cânions do Sul (entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Quarta Colônia e Caçapava do Sul. 

 

Aceguá terá mais 14 vagas em escolas Anterior

Aceguá terá mais 14 vagas em escolas

Bagé arrecada 80 toneladas para ajudar municípios do Norte Próximo

Bagé arrecada 80 toneladas para ajudar municípios do Norte

Deixe seu comentário