BAGÉ WEATHER

Dicas

Frio intenso é prejudicial à saúde de cães e gatos

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Orientações buscam evitar problemas como gripes e pneumonias

O frio intenso na Campanha tem sido bastante prejudicial para a saúde, sobretudo dos mais vulneráveis, como crianças e idosos. Mas vale alertar que as baixas temperaturas e o rigoroso inverno podem impactar também na saúde e no bem-estar dos animais de estimação. Por isso, vale recorrer a algumas estratégias para ajudar os bichinhos a enfrentarem dias e noites de frio extremo (a sensação térmica na Rainha da Fronteira, nas últimas noites, foi de -2°C).

A veterinária Juliana Flôres, da Quatro Patas, lembrou que a chegada das temperaturas mais frias impactam muito os pets. "Principalmente quando falamos daqueles animais que não são domiciliados e que vivem nas ruas ou pátios", ressalvou. A profissional sustentou que vale ajudar os animais nessa situação e não é preciso muito para isso. "Podemos, com gestos simples, ajudar a todos, principalmente os cães de rua, ofertando comida para aumentarem as suas reservas de gordura e caloria", sustentou.

Para quem tem animais de estimação nos pátios, o alerta também é válido. "Devemos nos atentar a oferecer abrigo, como casinhas, cobertas e papelões. Além de alimentos de qualidade, como rações premium, para manter uma nutrição e imunidade adequada", pontuou. Juliana reiterou que "o frio brusco tende a provocar mais problemas de saúde, até mesmo em animais domiciliados". E explicou o que ocorre: "É comum que baixe mais a imunidade de todos, e com isso desencadeie mais problemas de saúde".

A profissional citou a gripe canina e felina como duas das doenças mais recorrentes nesta época do ano. Daí, para evitar esses problemas, a médica veterinária salientou a necessidade de manter as vacinas em dia. E isso em ambas espécies. "Essas duas doenças, que parecem tão inocentes, são, na verdade, vilãs", argumentou, ao acrescentar que podem desencadear muitos outros problemas respiratórios, como as pneumonias. Por vezes, em decorrência disso, os animais não conseguem se alimentar e os problemas podem até mesmo levar o animalzinho à óbito, se as doenças não forem tratadas corretamente.

Outra dica é recorrer às roupinhas para cães e comidas quentinhas. Para os gatos, por exemplo, vale adicionar água morna nos sachês, o que ajuda os felinos a manterem as calorias. "O uso de suplementos se faz importante para aumentar a imunidade, além de check-ups e vermifugação e antiparasitátios em dia", finalizou. Por fim, vale reiterar que animais comunitários, que perambulam e pernoitam pelas ruas, precisam da solidariedade de todos. Se for possível, uma dica é abrigar esses animais à noite, além de garantir a alimentação e hidratação deles, tão importante em todos os períodos do ano.

Queda brusca de temperatura provoca maior número de doenças Anterior

Queda brusca de temperatura provoca maior número de doenças

Secretário de Saúde alerta para alta demanda por hospitais e UPA Próximo

Secretário de Saúde alerta para alta demanda por hospitais e UPA

Deixe seu comentário