BAGÉ WEATHER

Infecções respiratórias

Secretário de Saúde alerta para alta demanda por hospitais e UPA

Luciano Madeira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ronaldo Hoesel detalhou situação no feriadão

O secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, confirmou que os hospitais e a Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA 24 horas, estão com demanda altíssima de pacientes com infecções respiratórias. Tal informação foi dada quando o titular da pasta foi questionado sobre a procura por vacinas contra a gripe. Isso neste período em que o frio se torna mais intenso. Ele reforçou a importância da imunização justamente porque não há lugar nos hospitais.

"Nós não temos lugares nos hospitais. Estão superlotados. Tanto aqui como fora – Capital, Santa Maria, Pelotas, que são nossas referências", sustentou. Para se ter uma ideia da gravidade, nesse feriadão, 18 pacientes estavam internados na UPA. De acordo com o secretário, em um trabalho com a Santa Casa e o Hospital Universitário, pelo menos as crianças foram 100% encaminhadas para leitos.

Diante deste cenário, Hoesel reiterou a importância dos pais levarem seus filhos para receberem a imunização contra a influenza. Da mesma forma, os idosos devem garantir a imunização. Acontece que os idosos e as crianças são dois dos grupos mais suscetíveis à complicações e que mais estão demandando por internações. "São os que mais sofrem neste momento", ponderou, ao mencionar mais uma vez a superlotação das instituições de saúde. "Não deixem de fazer a imunização. Depois que a doença vem - e ela está vindo muito forte -, muitos precisam de internação para poderem se tratar e não tem leito SUS", argumentou.

O secretário lembrou que Bagé tem um dos melhores índices de imunização contra a gripe, sobretudo entre os grupos prioritários. Porém, admitiu que o percentual ainda não é o ideal, uma vez que a meta é atingir 95% dos grupos, e a Rainha da Fronteira conseguiu ultrapassar os 70% - índice bastante superior a outros municípios do Rio Grande do Sul e a média do Estado.

Hoesel ainda alertou para a importância da imunização contra a covid-19, que ainda pode ser fatal, sobretudo para idosos e crianças. Por fim, ele destacou que a aplicação de doses ocorre nas unidades de saúde diariamente das 8h às 11h30min e das 13h às 15h. Também está prevista a retomada da vacinação na praça Silveira Martins, na unidade móvel. Isso neste sábado, das 10h às 14h - uma oportunidade para aqueles que não podem procurar pelos postos entre segunda e sexta-feira.

Frio intenso é prejudicial à saúde de cães e gatos Anterior

Frio intenso é prejudicial à saúde de cães e gatos

Segunda-feira gelada na Campanha Próximo

Segunda-feira gelada na Campanha

Deixe seu comentário