BAGÉ WEATHER

Tempo

Final de semana quente antecederá chuva e muito frio

Berenice Medeiros/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Campanha voltará a ter formação de geada até quarta-feira

Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera - corredor de vento a cerca de 1,5 mil metros de altitude que se origina na Bolívia - atua no momento inicial sobre o centro da Argentina e o Uruguai, de acordo com a MetSul Meteorologia, e durante o fim de semana vai estar sobre o Estado. A corrente de jato traz ar seco e quente, que eleva fortemente a temperatura à tarde com máximas no fim de semana até 8ºC a 10ºC acima das médias máximas históricas do mês de julho no Rio Grande do Sul.

As noites seguem um pouco frias, mas a grande diferença será sentida mesmo nas máximas, com tardes quentes para esta época do ano. Isso segundo a MetSul Meteorologia. As máximas devem ficar entre 27ºC (máxima prevista para domingo em Bagé) e 30ºC tanto neste sábado quanto no domingo. Porém, esse calor deve durar muito pouco. "Períodos quentes no inverno são comuns, mesmo no auge da estação como em julho. São, entretanto, em regra, muito curtos e logo dão lugar à chuva e ao retorno do frio", adiantou boletim da MetSul.

A previsão é de que no começo da próxima semana, especialmente na segunda-feira, uma frente fria chegue ao Rio Grande do Sul e traga chuva, impedindo a sequência de tardes quentes para esta época do ano. "Na sequência, uma nova massa de ar polar vai ingressar entre terça e quarta-feira com acentuado declínio da temperatura e o retorno das marcas negativas e da geada para grande número de municípios", esclareceu o boletim.

Em detalhes

Segundo boletim da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, até este sábado, a presença de ar seco manterá a grande amplitude térmica em todas as regiões, com temperaturas mais baixas durante o período noturno e valores mais elevados durante o dia. No domingo, as temperaturas superarão os 25°C na maioria das regiões do Estado e a aproximação de uma frente fria deverá provocar pancadas de chuva na Fronteira Oeste, Campanha e na Zona Sul.

Na segunda e terça-feira, a propagação da frente fria vai provocar chuva, com possibilidade de temporais isolados, e o ingresso de uma nova massa de ar frio provocará declínio das temperaturas em todo o Estado. Na quarta-feira, a presença do ar frio manterá as temperaturas baixas, com formação de geadas na maioria das regiões. Os totais previstos deverão ser inferiores a 10 milímetros, pelo menos na metade Sul.


Bagé tem óbito por covid-19 neste sábado Anterior

Bagé tem óbito por covid-19 neste sábado

Demanda de leitos gerais da Santa Casa aumenta Próximo

Demanda de leitos gerais da Santa Casa aumenta

Deixe seu comentário