BAGÉ WEATHER

Clima

Fenômeno La niña segue em parte do verão

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Estiagem é uma das consequências

 O atual episódio de La niña ainda está longe de terminar no Pacífico Equatorial. O fenômeno seguirá atuando até meados do verão de 2023, ao menos até fevereiro. Os modelos de clima estão em razoável acordo que as condições de La niña devem seguir neste começo de 2023. Divergem quanto ao momento da transição para um estado de neutralidade (sem El niño ou La niña) no primeiro trimestre de 2023. A grande questão, portanto, é quando o Pacífico vai passar de La niña para a neutralidade, destacou a MetSul Meteorologia. "Analisando-se as projeções de mais de 20 modelos dinâmicos e estatísticos para o Pacífico se observa que para a maioria esmagadora se daria no decorrer do verão. Para alguns modelos, mais cedo no verão e para outros em meados da estação quente. Acreditamos que entre fevereiro e março o Pacífico ingresse em neutralidade", destacou o boletim.

El niño em 2023

Conforme a última projeção da Universidade de Colúmbia, para o trimestre de verão, de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, as probabilidades são de 77% de La niña e 23% de neutralidade. No trimestre de janeiro a março, as probabilidades são de 50% de La niña e 50% de neutralidade. Por sua vez, no trimestre de fevereiro a abril, a estimativa atual é de 26% de probabilidade de La niña e 71% de neutralidade.

No trimestre de março a maio, o de outono, 14% de La niña, 78% de neutralidade e 8% de El niño. No trimestre de abril a junho, 9% de probabilidade de La niña, 71% de neutralidade e 20% de El niño. No trimestre de maio a julho, que encaminha o inverno de 2023, 8% de chance de La niña, 60% de neutro e 32% de El niño. Por fim, no trimestre de inverno de junho a agosto de 2023, as probabilidades indicadas, são de 8% de La niña, 52% de neutralidade e 40% de El niño.

No trimestre de agosto a setembro, 9% de La niña, 42% de neutralidade e 49% de El niño. "Chama atenção como cresce cada vez mais a probabilidade de El niño em 2023 a cada nova atualização. Pela primeira vez, no inverno de 2023, El niño aparece com probabilidade maior que neutralidade", pontuou. Embora as projeções apontem chance de El niño a partir do inverno ou começo da primavera de 2023, a MetSul não afasta a possibilidade de o Pacífico ingressar numa fase quente de El niño ainda no outono de 2023.


Prazo para utilização de CNH vencida termina dia 31 Anterior

Prazo para utilização de CNH vencida termina dia 31

Santa Casa terá residência em Clínica Médica Próximo

Santa Casa terá residência em Clínica Médica

Deixe seu comentário