BAGÉ WEATHER

cOVID-19

Falta de repasses de vacinas preocupa

Audrin Quadros/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vacinas não estão sendo repassadas aos municípios de fronteira

Nessa segunda-feira o governo do Estado distribuiu mais doses das vacinas contra a covid-19 para os municípios gaúchos. Porém, alguns deles não foram contemplados. Entre eles está a Rainha da Fronteira. A situação já coloca em alerta os gestores em saúde.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuiu nova remessa com 325 195 doses de vacina contra a covid-19 às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Desse total, 86 800 são Pfizer e 122 850 AstraZeneca - destinadas para a primeira dose (D1), recebidas na última sexta-feira (6/8) e que chegaram na manhã de sábado (7).

Outras 115 545 doses de AstraZeneca estavam reservadas há mais tempo na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, e serão distribuídas agora para quem alcançar o período da segunda aplicação (D2).

Entretanto, o médico Ricardo Necchi, que é o secretário adjunto de Saúde do município, alerta que não estão sendo feitos novos repasses de vacinas para os municípios de fronteira. "Exatamente aqueles que foram contemplados com doses extras há pouco por serem da zona de fronteira", afirmou.

Para a vacinação da população em geral isso não chega a causar grandes problemas, já que Bagé está avançada na vacinação. "Ao contrário de outras cidades que recém estão chegando nos 30 anos", completou.

Portanto, o maior problema é em relação às vacinas da Pfizer. Esse é o único imunizante que pode ser utilizado nos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. O médico afirma que a cidade ainda possui doses do imunizante para a aplicação nesse público. "Mas, se não houver repasse, vamos ter que interromper a vacinação para os adolescentes", declarou.

Conforme Necchi, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) já foi acionado sobre o problema, mas não enviou uma resposta até o fechamento desta edição impressa do jornal Folha do Sul.

Enquanto isso, a vacinação segue ocorrendo normalmente na cidade. Desde ontem, as doses estão disponíveis no ginásio da Escola São Pedro das 12h às 18h e nos postos de saúde até as 14h30min. Podem se vacinar com a primeira dose toda a população a partir dos 18 anos e dos 12 aos 17 mediante comprovação de comorbidade com atestado médico. Também estão disponíveis a segunda dose da CoronaVac, da Pfizer para quem se vacinou com a primeira dose até o dia 27 de maio e a AstraZeneca para quem se vacinou até o dia 30 de maio.

 

Venda do Dia dos Pais tem crescimento e anima comércio Anterior

Venda do Dia dos Pais tem crescimento e anima comércio

Empresário: ' A noite é uma cadeia que gera muitos empregos' Próximo

Empresário: ' A noite é uma cadeia que gera muitos empregos'

Deixe seu comentário