BAGÉ WEATHER

Mobilização

Eletricitários protestam nesta segunda-feira

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ato será em Candiota

Os eletricitários que atuam na termelétrica a carvão Candiota 3 farão uma mobilização na próxima segunda-feira. Os trabalhadores cruzarão os braços a partir das 11h, no estacionamento da usina. Entre as reivindicações, estão a defesa do plano de previdência complementar, plano de saúde, empregos, entre outras questões. 

Chamado de “Pelo não fechamento da Fase C”, o movimento é liderado pelos sindicatos que defendem a categoria. Um deles é o Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul). Conforme a presidente da entidade na região, Maria Cristina da Silva, o objetivo é chamar a atenção da comunidade para os problemas que a reestruturação da Eletrobrás está trazendo para os empregados. “Plano de saúde, plano de previdência complementar, reestruturação da empresa, venda da sede em Santa Catarina, direto empregados. O fechamento da Fase C vai impactar toda região: Candiota, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Bagé e Aceguá”, mencionou. 

A categoria ainda pede que outras questões sejam mantidas. “Isso vai impactar os empregos, arrecadação. Ou seja, queremos uma transição energética justa, com tripé da sustentabilidade sendo mantido, social, ambiental e econômico”, enfatizou a presidente. 

Maria Cristina ainda destacou o que pode acontecer futuramente caso as demandas não sejam atendidas. “Ou então aceitar esse destino de ser uma futura cidade fantasma, onde crianças e aposentados irão habitar, já que os adultos em idade produtiva acabarão indo embora atrás de um futuro”, lamentou. 

  

Entenda 

A abertura do novo Plano de Demissão Voluntária (PDV) da Eletrobrás próximo ao fim do contrato de fornecimento de energia da termelétrica a carvão Candiota C (gerida pela CGT Eletrosul) gerou o receio por parte do Senergisul de que possa ocorrer uma adesão em massa à medida pelos funcionários da térmica gaúcha. 

No entanto, a Eletrobrás afirmou, através de nota, que “não vai abrir mão de profissionais que julgar imprescindíveis para o funcionamento da usina de Candiota ou de qualquer outra de suas operações”. 

O acordo de fornecimento de energia da planta se encerra em 31 de dezembro de 2024. 


Médicos vão reforçar Estratégia Saúde da Família Anterior

Médicos vão reforçar Estratégia Saúde da Família

Retomada do Meu Bairro Melhor será no Stand Próximo

Retomada do Meu Bairro Melhor será no Stand

Deixe seu comentário