BAGÉ WEATHER

Gestão

Diretor fala de metas e desafios à frente do Imba

Luciano Madeira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Medina é músico há 30 anos do Som da Cor

O músico integrante do grupo Som da Cor, Alex Sandro Pelegrine Medina, 46 anos de idade,  é o novo diretor do Instituto Municipal de Belas Artes ( IMBA). Foi no prédio do instituto que completou 100 anos no dia 10 de abril deste ano, que Medina recebeu a reportagem do jornal Folha do Sul para falar sobre metas e desafios à frente de um dos maiores celeiros da música e da arte.

O músico lembrou que foi aluno do Imba e hoje está no comando do instituto. Medina contou que recebeu o convite do secretário de Cultura e Turismo, João Shardosim, para assumir a direção, após a Semana de Bagé e começou a trabalhar em agosto.

Como os 100 anos ocorreu em meio às restrições da pandemia, um evento deve ser realizado para comemorar o centenário do Imba. "Vamos realizar uma semana de eventos??que ainda não sabemos se será em um local ou provavelmente aqui mesmo na frente do prédio, porque ainda precisamos seguir os protocolos sanitários", falou. O retorno das aulas presenciais ocorreu no dia 8 de setembro - com apenas 120 alunos. Segundo o diretor, o retorno vai acontecer de forma gradativa.

Medina disse que é um grande desafio o cargo, porque ele vem da música popular e da noite e dos bares. "Então, com muita seriedade vou tratar essa missão que recebi do secretário Schardosim".

O primeiro momento é de conversas com os professores e de contato com antigos diretores para dar continuidade as coisas que estavam funcionando. Uma das metas é tornar o Imba mais próximo da comunidade. "Queremos abrir as portas da instituição", contou.

Noites de serestas

Alguns projetos devem ser retomados, como as noites de serestas e eventos com músicas para prestar homenagens. Além disso, evento para homenagear, por exemplo, as sociedades Espanhola e Italiana.

Em relação a estrutura do prédio, Medina disse que precisou ser feita uma reestruturação tanto no telhado como na pintura. O diretor recordou que o Instituto Municipal de Belas Artes está há 80 anos funcionando no prédio da Sociedade Espanhola. O momento é de se adequar ao espaço. A banda do Imba hoje realiza ensaios no prédio do Clube Comercial.

Medina frisou que atualmente a grande maioria dos alunos são do ballet,  porque sempre foi o carro-chefe da casa. Esse ano não terá o tradicional festival de ballet, por falta de tempo hábil. Haverá apenas um mostra de ballet com local a ser definido.

Ao ser questionado como é a relação da atual direção com a Associação dos Amigos Imba (Amimba), Medina disse que é de muita cordialidade, porque é a entidade que dá todo suporte para o funcionamento do instituto.


Cine 7 retomará exibições com filme lançamento da Marvel Anterior

Cine 7 retomará exibições com filme lançamento da Marvel

Região tem registro de bloqueios Próximo

Região tem registro de bloqueios

Deixe seu comentário