BAGÉ WEATHER

Cultura

Dia Internacional da Dança é comemorado em live

Mickael Freitas/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vídeos serão exibidos a partir das 20h de hoje

Hoje, 29 de abril, é celebrado o Dia Internacional ou Dia Mundial da Dança. A data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas e que possui os mais diversos estilos. Para marcar a data, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) promove uma live intitulada "Mostra do Dia Internacional da Dança - Live Dance".

O evento virtual acontece a partir das 20h, na página do Facebook da Secult e também será replicada em outros perfis. "É pra não deixarmos a data passar despercebida, já que não se pode fazer uma mostra presencial por causa da pandemia", explicou o titular da Secult, João Schardosim.

Para não gerar aglomeração e manter os cuidados necessários diante do momento, a secretária optou por montar um compilado de vídeos de alguns grupos e artistas da cidade, que serão exibidos durante cerca de uma hora. Participam da ação nomes como Viva Vida, Bio Center, Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), Luisa Martins, Cia Bageense de Dança, Édson Silva, Lady Style, Street Black Movimente e Elis Rocha. Entre os participantes estão bailarinos que já atuaram e venceram diversos festivais pelo país, que já foram jurados e oficineiros de dança e alunos de coreógrafos internacionais.

Outras ações

A secretaria ainda trabalha em outras ações para o desenvolvimento da cultura e turismo na cidade. Uma delas também envolve os artistas locais. Diante da pandemia de coronavírus e sem realizar eventos de qualquer natureza, eles se viram sem praticar o que mais gostam e sem a sua fonte de renda. Assim, a Secult, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), tem distribuído cestas básicas para essas pessoas. O cadastro para o recebimento desses donativos deve ser feito junto a Secult, que agora está sediada na Casa de Cultura Pedro Wayne. Mais informações podem ser obtidas através do número (53) 32421795.

Também há um projeto para que, futuramente, haja uma live em benefício dos músicos bageenses. A ação ainda não tem uma data definida.

Outra ação já articulada pela secretaria é a captação de recursos para a revitalização do Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Nesta semana, Schardosim cumpriu agenda junto ao secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini. O projeto foi apresentado e Santini garantiu a inclusão de Bagé entre as prioridade da pasta. Contudo, para que a revitalização ocorra ainda são necessários uma série de entraves burocráticos a serem cumpridos. Por isso, a ação ainda não tem uma data para sair do papel. "Mas é a realização de um sonho antigo", comemorou Schardosim.


Entidades avaliam momento para os trabalhadores Anterior

Entidades avaliam momento para os trabalhadores

Professores das escolas particulares serão vacinados Próximo

Professores das escolas particulares serão vacinados

Deixe seu comentário