BAGÉ WEATHER

Devoção

Coroação de Maria encerra homenagens para Auxiliadora

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mês foi dedicado a padroeira de Bagé

Nesta quarta-feira, último dia do mês de maio, acontece a celebração chamada de Coroação de Maria na Igreja Católica. Esta é a principal homenagem para a mãe de Jesus, que também representa todas as mães. 

Ao longo do mês de maio, a igreja Nossa Senhora Auxiliadora foi palco de diversas atividades que fizeram parte da programação da novena de Nossa Senhora Auxiliadora. Entre elas estava a procissão, realizada no último dia 24 de maio, data em que se comemora a santa. Conforme o frei Eudes Zanon, administrador da paróquia, essa foi a maior procissão desde que os freis capuchinhos assumiram a comunidade. 

O encerramento das celebrações em homenagem à Auxiliadora ocorre hoje, a partir das 19, na própria igreja. Na ocasião, será celebrada uma missa, que contará com a participação dos catequizandos de todas as turmas da Catequese, assim como os pais e a comunidade em geral. Será durante a missa que acontecerá a Coroação de Maria. 

Para a reportagem do jornal Folha do Sul, o frei explicou a importância da cerimônia para a Igreja Católica. A tradição surgiu em meados do século XIII. Mas, foi somente no século seguinte, em Paris, que Maria passou a ser simbolizada com uma flor adornada de joias. Foi a partir disso que surgiram as coroações. 

No Brasil, a tradição chegou com os portugueses. Como maio é o mês das mães, também se tornou o mês de Maria. Por isso, é mais comum que as coroações sejam realizadas nas igrejas no último dia de maio. “As homenagens são uma forma de devoção. Maria, mãe de Deus. E celebrar o mês de Maria é devotar o nosso amor à mãe de Deus e nossa mãe. É um elemento marcante do Catolicismo, porque coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como Rainha, e mesmo na simplicidade de sua figura, é a mãe de toda a Igreja”, explicou frei Eudes. 

A celebração também lembra o ato corajoso de aceitar ser a mãe do filho de Deus. “A Coroação, então, é uma forma de homenagear Nossa Senhora e retribuir a ela o amor que recebemos de Deus, porque aceitar ser a mãe de Jesus, o filho Altíssimo, é permitir chegar também para a humanidade a salvação para cada um de nós que vem de Deus”, completou o administrador. 

  

Arrecadações e liberação 

Durante a novena de Auxiliadora foram realizados diversos eventos, como a tradicional venda de pasteis e a Noite Cultural, todos com o objetivo de arrecadar fundos para a reforma do telhado da Igreja.  

De acordo com frei Eudes, a paróquia recebeu o deferimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) para iniciar as obras. Contudo, a equipe de técnicos que trabalham no empreendimento está analisando por onde deve começar os trabalhos, para garantir a segurança. 

 


Santa Casa receberá R$ 250 mil do Estado Anterior

Santa Casa receberá R$ 250 mil do Estado

Comércio aposta em ofertas para o Dia dos Namorados Próximo

Comércio aposta em ofertas para o Dia dos Namorados

Deixe seu comentário