BAGÉ WEATHER

Emprego

Comércio reage e volta a contratar em Bagé

Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Maio contabilizou 214 admissões na Rainha da Fronteira

Serviços e comércio estão entre os setores mais afetados pela pandemia de covid-19, mas alguns indicadores revelam uma reação: acontece que os dois segmentos lideraram a abertura de vagas com carteira assinada no Estado em maio. Foram, no total, 7 986 postos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo o Caged, só em maio foram 214 admissões no Comércio em Bagé. O número de desligamento ficou em 166, o que culminou num saldo positivo de 48 vagas. Em maio de 2020, o saldo negativo chegou a 111 postos.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Ricardo Souza, argumentou que os dados comprovam algo que já vinha sendo comentado dentro da entidade. Inclusive, pontuou que a retomada do comércio em geral deve ocorrer no segundo semestre.

"Nós temos a situação de uma safra muito boa. Nós temos a continuidade do Auxílio Emergencial e estamos vivendo uma situação de esperança dos empresários do comércio. Então, é uma situação muito lógica: A partir do momento que o empresariado acredita neste crescimento de vendas para esse segundo semestre e até para um 2022, após a ampla vacinação que está ocorrendo, há aumento de emprego", sustentou.

Ele ainda lembrou que o comércio, em Bagé, é, historicamente, um dos setores que mais emprega. "Então, com esta retomada aí, com a ampla vacinação das pessoas, e o empresariado acreditando, o comércio, logicamente, tende a oferecer muitas vagas para a nossa comunidade", pontuou. "Acreditamos num segundo semestre bom e que a partir de 2022, com a ampla vacinação, a retomada será real e a entidade visualiza que os empresários estão cada vez mais acreditando nisso", acrescentou.

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio RS) destacou a distribuição de contratações entre os subsetores. O comércio varejista contratou 426 pessoas. Tal subsetor foi bastante impactado devido às restrições e, em maio, contratou um número muito próximo de profissionais que foram empregados pelo subsetor de hiper e supermercados

A entidade lembrou, porém, que além da confiança muito decorrente do avanço da vacinação, houve o impulsionamento das vendas, consequente da chegada do frio e também pela passagem do Dia das Mães. 

Governo anuncia salários em dia até dezembro Anterior

Governo anuncia salários em dia até dezembro

Campanha do Agasalho precisa de peças masculinas Próximo

Campanha do Agasalho precisa de peças masculinas

Deixe seu comentário