BAGÉ WEATHER

Emprego

Comércio reage e volta a contratar em Bagé

Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Maio contabilizou 214 admissões na Rainha da Fronteira

Serviços e comércio estão entre os setores mais afetados pela pandemia de covid-19, mas alguns indicadores revelam uma reação: acontece que os dois segmentos lideraram a abertura de vagas com carteira assinada no Estado em maio. Foram, no total, 7 986 postos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo o Caged, só em maio foram 214 admissões no Comércio em Bagé. O número de desligamento ficou em 166, o que culminou num saldo positivo de 48 vagas. Em maio de 2020, o saldo negativo chegou a 111 postos.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Ricardo Souza, argumentou que os dados comprovam algo que já vinha sendo comentado dentro da entidade. Inclusive, pontuou que a retomada do comércio em geral deve ocorrer no segundo semestre.

"Nós temos a situação de uma safra muito boa. Nós temos a continuidade do Auxílio Emergencial e estamos vivendo uma situação de esperança dos empresários do comércio. Então, é uma situação muito lógica: A partir do momento que o empresariado acredita neste crescimento de vendas para esse segundo semestre e até para um 2022, após a ampla vacinação que está ocorrendo, há aumento de emprego", sustentou.

Ele ainda lembrou que o comércio, em Bagé, é, historicamente, um dos setores que mais emprega. "Então, com esta retomada aí, com a ampla vacinação das pessoas, e o empresariado acreditando, o comércio, logicamente, tende a oferecer muitas vagas para a nossa comunidade", pontuou. "Acreditamos num segundo semestre bom e que a partir de 2022, com a ampla vacinação, a retomada será real e a entidade visualiza que os empresários estão cada vez mais acreditando nisso", acrescentou.

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio RS) destacou a distribuição de contratações entre os subsetores. O comércio varejista contratou 426 pessoas. Tal subsetor foi bastante impactado devido às restrições e, em maio, contratou um número muito próximo de profissionais que foram empregados pelo subsetor de hiper e supermercados

A entidade lembrou, porém, que além da confiança muito decorrente do avanço da vacinação, houve o impulsionamento das vendas, consequente da chegada do frio e também pela passagem do Dia das Mães.


Bagé chega a 284 mortes por covid-19 Anterior

Bagé chega a 284 mortes por covid-19

Estrada Bagé-Lavras preocupa por falta de obras Próximo

Estrada Bagé-Lavras preocupa por falta de obras

Deixe seu comentário