BAGÉ WEATHER

Aniversário

Comemorações dos 210 anos começam com homenagens

Tamile Padilha/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Homenagem aos profissionais da Santa Casa de Caridade

A abertura das festividades dos 210 anos de Bagé nessa segunda-feira foi marcada por homenagens, exposições e lançamentos. O momento alto foi na Praça Silveira Martins com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos nacional e o de Bagé pela fanfarra da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

A professora aposentada Márcia Duro Melo recitou o texto "Onde fica Bagé". A principal homenagem foi para a professora de música Elisabete Infantini, que morreu este ano vítima de covid-19. Uma exposição em homenagem a ela acontece no Arquivo Público Municipal. Uma placa foi entregue para a irmã da homenageada, Iara Infantini.

Na sequência a esse ato, aconteceu o lançamento da exposição Street Arte e do projeto Gelotecas na Casa de Cultura Pedro Wayne.

A feira reúne roupas e objetos customizados de artistas locais. O projeto Gelotecas tem por objetivo democratizar a literatura. Geladeiras foram personalizadas com os rostos de cada um do Grupo de Bagé: Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti, Carlos Scliar e Glauco Rodrigues.

As outras duas geladeiras personalizadas lembram a natureza e a bandeira do movimento LGBTQIA+.

Tributo à Saúde

Uma das primeiras atividades da tarde foi a homenagem na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo aos profissionais da Santa Casa de Caridade. O ato aconteceu no pátio da instituição de saúde. Canções foram entoadas por músicos do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba).

Na ocasião, o secretário de Cultura, João Schardosim, falou sobre a importância do trabalho dos funcionários da Saúde.  "Queremos prestar essa homenagem aos funcionários da Santa Casa neste momento em que eles tanto têm auxiliado os bageenses, não somente no tratamento da covid, mas em todas as patologias", pontuou.

Arte e cultura

No final da tarde ocorreu o lançamento das Janelas Culturais: Um olhar pela Arte, da Exposição de vídeos do Museu Som da Campanha, do projeto Luz & Arte, a Iluminação de prédios históricos, as palestras "Importância da SEJEL e do SESC na formação de atletas" e "Cidadãos e a importância do esporte em tempos de pandemia da covid, e o lançamento do livro comemorativo aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.

Hoje o dia será marcado por exposições, apresentação de dança com bailarinas formandas do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), a inauguração do hall da Biblioteca Pública, a iluminação de prédios históricos, palestras e o debate: O Índio Ibajé - mito ou realidade.

 

Bagé contabiliza morte por covid-19 Anterior

Bagé contabiliza morte por covid-19

Morre o homem que revolucionou maior esquema de agiotagem Próximo

Morre o homem que revolucionou maior esquema de agiotagem

Deixe seu comentário