BAGÉ WEATHER

Imunização

Começa aplicação da terceira dose em idosos de 85 anos ou mais

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Imunização, ontem, no ginásio do São Pedro

Idosos com mais de 85 anos que receberam a segunda dose de qualquer vacina contra a covid-19 há mais de seis meses já podem receber o reforço. Isso das 12h às 18h, no ginásio da escola São Pedro.

É preciso estar atento: no ginásio do São Pedro, podem se vacinar maiores de 17 anos sem comorbidades (primeira dose), adolescentes de 12 a 16 anos com comorbidades (primeira dose), aqueles que receberam a primeira dose da Pfizer até o dia 17 de junho (segunda dose), e os idosos com mais de 85 anos para o reforço.

Também estão disponíveis no local segundas doses da AstraZeneca para quem recebeu a primeira até dia 17 de junho. Já nos postos de Saúde (mediante agendamento), estão disponíveis primeiras doses para maiores de 18 anos e segundas doses da AstraZeneca para quem recebeu a primeira até dia 17 de junho. Nos postos, o atendimento ocorre das 8h30min às 12h e das 13h30min às 14h30min.

Em todos os casos é preciso estar munido e apresentar o documento de identificação, carteira de vacinação para segunda ou terceira dose e atestado médico em caso de adolescente com comorbidade.

Doses são da Pfizer

O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, informou à reportagem que estão sendo aplicadas doses da Pfizer nos idosos. A orientação é que a Pfizer seja priorizada e é justamente esta vacina que tem vindo para o município. Vale mencionar que a Saúde vacinou, no sábado, os idosos do Auta Gomes, da Vila Vicentina, do Hotel Residencial Geriátrico de Bagé e também da Catyve. No total, foram aplicadas, conforme Gomes, 117 doses.

Expectativa é de boa procura

Gomes destacou que a expectativa é de que a procura pelas doses seja expressiva. Ele argumentou que muitos têm questionado à Saúde sobre elas e que isso se deve aos números positivos de Bagé, que está com pouquíssimos casos de covid-19. Ou seja, para ele, a população entendeu que isso se deve a imunização, que a vacina é a solução.

Há expectativa também pela vacinação dos profissionais da Saúde, que foram os primeiros a receberem as primeiras e segundas doses. Para Gomes, isso deverá ocorrer em breve e manifestou que existe a preocupação de que seja possível vacinar esse grupo o quanto antes.

Números animam

Nos últimos três boletins divulgados pela Saúde de Bagé (isso antes do fechamento da edição), houve a confirmação de apenas três casos positivos de covid-19: um por dia. Coincidentemente, os três com 30 anos - dois homens e uma mulher. Há 10 dias não há pacientes internados com confirmação de coronavírus na UTI da Santa Casa de Caridade. E apenas um leito clínico está ocupado com paciente com covid-19. No Hospital Universitário não há internados com confirmação para coronavírus e também não há na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA-24 horas). Até segunda-feira à noite, apenas sete pacientes estavam em isolamento domiciliar.

IPE é pauta na capital e reunião trata sobre prédio do instituto e da CEEE Anterior

IPE é pauta na capital e reunião trata sobre prédio do instituto e da CEEE

Abandono de filhotes preocupa protetores dos animais Próximo

Abandono de filhotes preocupa protetores dos animais

Deixe seu comentário