BAGÉ WEATHER

Expectativa

Coleta de sangue em Bagé deve iniciar em fevereiro

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Serviço será retomado na cidade após longo período

A volta da coleta de sangue em Bagé está muito próxima de se tornar realidade. De acordo com a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência o retorno do procedimento na Rainha da Fronteira deve acontecer já no próximo mês.

Na última segunda-feira uma equipe composta por cinco profissionais da saúde se deslocou até Pelotas para receber um treinamento. O objetivo é que os profissionais estejam aptos a trabalhar na coleta de sangue. Na próxima semana uma outra equipe, também composta por cinco profissionais, irá até a Princesa do Sul passar pelo mesmo treinamento.

Conforme o secretário de Saúde de Bagé, Michelon Apoitia, após esse passo o posto de coleta já pode entrar em funcionamento. "Depende da assinatura de alguns termos e da capacitação de toda a equipe", elucidou.

Para isso, a Secretaria trabalha com a possibilidade de que até a primeira quinzena de fevereiro o posto de coleta já esteja em funcionamento na cidade. "A ideia é ter a primeira coleta de sangue em Bagé no dia 12 de fevereiro. Isso poderá ser feito após as capacitações", afirmou Apoitia.

No último dia 12 de janeiro a Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou a autorização para a implantação de um posto avançado de coleta de sangue em Bagé. Vai beneficiar os municípios próximos como Aceguá, Lavras do Sul, Candiota, Hulha Negra e Dom Pedrito.

Como vai funcionar

O ponto de coleta será implementado nas dependências da Santa Casa de Caridade de Bagé e contará com uma equipe da área de enfermagem, que receberá treinamento para as atividades de captação. Cabe ao Hemopel a supervisão do serviço, o treinamento e a disponibilização dos insumos necessários para a captação de sangue. A disponibilização de Recursos Humanos e o espaço para instalação do ponto ficarão a cargo do gestor municipal e da instituição hospitalar.

A ideia é que, em um primeiro momento, a coleta seja feita semanalmente. Porém, dependendo da demanda, existe a possibilidade de que essa frequência seja ampliada.

Vale lembrar que até 2013 Bagé tinha coletas fixas na cidade, através de uma agência transfusional que funcionava na Santa Casa. Depois, passou a contar com coletas mensais feitas com a vinda de uma equipe do Hemopel. Isso aconteceu até 2019. Antes mesmo do começo da pandemia de coronavírus as coletas na cidade foram suspensas. De lá para cá os bageenses precisavam de deslocar até Pelotas para efetuar as doações. Desde então, Bagé só coleta em casos de urgência, quando a Secretaria de Saúde leva os doadores até Pelotas. Assim, na quarta-feira, o sangue era trazido até a Rainha da Fronteira, conforme os pedidos feitos pela Secretaria de Saúde.


Barragem de Taquarembó será retomada em 2022 Anterior

Barragem de Taquarembó será retomada em 2022

Médico esclarece óbitos Próximo

Médico esclarece óbitos

Deixe seu comentário