BAGÉ WEATHER

Animais

Casos de maus tratos preocupam protetores

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Punição pode chegar a cinco anos de detenção

Nos últimos dias alguns casos de maus tratos aos animais têm preocupado as pessoas que trabalham na proteção deles. Os casos tem se tornado mais frequentes e, algumas vezes, mais graves.

De acordo com Patrícia Coradini, que é presidente do Núcleo Bageense de Proteção aos animais (NBPA) e titular do Cartório de Crimes Ambientais, a situação vem se agravando. "Está o caos. Estou apavorada com a quantidade de maus tratos", relatou.

O mais recente caso chocou a população Bageense nas redes sociais. O Cartório de Crimes Ambientais da Policia Civil prendeu, na manhã sexta-feira, na vila Damé, duas pessoas em flagrante pelo crime de crueldade contra animais. Foram apreendidos três cachorros que estavam presos em um local muito sujo e sem acesso a comida e água . Além disso, os animais precisaram ser carregados no colo pelos policiais até a viatura, pois não tinham condições de caminhar. Uma mulher e um

homem, ambos de 26 anos, foram autuados em flagrante e levados para o

Presídio Regional de Bagé (PRB).

Neste caso, a Polícia Civil conseguiu fazer o flagrante dos responsáveis pelo crime. Entretanto, nem sempre isso é possível, conforme contou Patrícia.

Vale ressaltar que para a pessoa que pratica maus-tratos contra os animais ser presa em flagrante, o crime deve estar acontecendo ou ter acabado de acontecer conforme prevê o Código de Processo Penal. Em setembro de 2020, houve uma modificação na lei de crime de maus-tratos aos animais, aumentando as punições. A pena é de reclusão de dois a cinco anos. 


Trabalho

O Cartório de Crimes Ambientais em Bagé foi criado em 2017, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Em 2019, o cartório foi transferido para o prédio onde funciona a 1ª Delegacia de Polícia Civil e é coordenado pela delegada Daniela Barbosa de Borba. O Cartório de Crimes Ambientais realiza constantes trabalhos integrados com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar e com o Núcleo Bageense de Proteção aos Animais. As denúncias podem ser feitas na avenida Sete de Setembro, 632, ou pelos telefones (53) 32473612 e (53) 984240469.

Dessensibilização ajuda pets a lidarem com barulho dos fogos Anterior

Dessensibilização ajuda pets a lidarem com barulho dos fogos

Estado lança Operação RS Verão Total 2022 Próximo

Estado lança Operação RS Verão Total 2022

Deixe seu comentário