BAGÉ WEATHER

Saúde

Campanha de Multivacinação terá dia D no 16 de outubro

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Todas as unidades de Saúde estão preparadas para vacinação

De ontem até 29 de outubro ocorre a Campanha de Multivacinação. A iniciativa é nacional e objetiva a atualização da carteira de vacinação de todas as crianças menores de 15 anos. O Dia D está marcado para 16 de outubro, quando as equipes estarão mobilizadas em uma unidade móvel, no centro da cidade. Conforme a coordenadora de imunizações da Secretaria de Saúde do município, Tatiana Miranda, a ideia é realizar a busca ativa de crianças e adolescentes, que estejam com o esquema vacinal em atraso. Isso para recuperar as coberturas vacinais "e mitigar os riscos de novos surtos de doenças imunopreveníveis". Ela destacou que, especialmente, aquelas que ocorrem por transmissão respiratória.

A campanha para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes é ainda mais relevante neste momento. "A importância da multivacinação é colocar o esquema de vacinação em dia, das crianças e adolescentes menores de 15 anos, para diminuir a circulação viral e bacteriana e, consequentemente, para diminuição das doenças", enfatizou a coordenadora

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de Saúde , inclusive também no Dia D (16 de outubro), quando ainda haverá a chance de levar a criançada até a unidade móvel. O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, ainda esclareceu uma dúvida de muitos pais e jovens: aqueles que fizeram recentemente a vacina contra a covid-19 também podem buscar as demais. Não é necessário esperar, inclusive mencionou que já não é preciso respeitar um intervalo de 14 dias para fazer a vacina da gripe, como antes era orientado. Ele disse que isso já foi derrubado pelo Ministério da Saúde.

"O Ministério da Saúde opta por, neste momento, atualizar as recomendações referentes a coadministração das vacinas covid-19 com as demais vacinas em uso no país para não mais exigir o intervalo mínimo entre as vacinas covid-19 e as demais vacinas em uso no país. Desta forma, as vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo", detalhou Tatiana.

Ao todo, o calendário de vacinação prevê 14 tipos de vacinas até os 7 anos e outras oito até os 15 anos, fora as que ocorrem em campanhas específicas, como a da gripe e da covid-19. Mais de dois milhões de pessoas no Estado fazem parte desse grupo de menores de 15 anos. O Estado divulgou que uma das preocupações, atualmente, é a volta da pólio (ou poliomielite), também conhecida como paralisia infantil, doença causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes contaminadas ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.


Brique da Estação é atração neste domingo Anterior

Brique da Estação é atração neste domingo

Bagé vacina média de 1,3 mil pessoas por dia Próximo

Bagé vacina média de 1,3 mil pessoas por dia

Deixe seu comentário