BAGÉ WEATHER

Violência

Bagé tem mulheres abrigadas em situação de gravidade

Lais Pagoto/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Casos de maus-tratos são crescentes no município

Recém empossada como primeira secretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Cândida Navarro conversou com a reportagem sobre os primeiros dias a frente da nova pasta. A entrevista aconteceu no dia em que foi sancionada a campanha Agosto Lilás.

A secretária informou que a equipe está participando de uma capacitação neste mês. Segundo ela, esse início será para buscar conhecimento. "Precisamos trabalhar muito na questão da prevenção. É necessário muito trabalho e campanhas para mudar os índices de medidas protetivas", mencionou. Segundo ela, a rede de atendimento à mulher vítima de violência segue afinada na proteção às vítimas.

Cândida disse que a parceria com a Polícia Civil e Brigada Militar irá continuar. A secretária falou que os índices de violência familiar contra a mulher continuam altos. "Estamos atendendo um número bem expressivo de mulheres", contou. Ela informou que a Casa da Mulher e a Casa Abrigo estão lotadas. "Isso é muito triste, porque estamos com uma demanda muito grande, mulheres abrigadas e em situação de muita gravidade e o nosso trabalho não vai parar", prometeu.

Agosto Lilás vira lei

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nessa sexta-feira, a lei que institui a campanha Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra mulher. De acordo com informações da Agência Brasil, o texto foi aprovado no Congresso em agosto e prevê que o poder público promova ações de conscientização da sociedade sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, com a inclusão de atividades de prevenção e enfrentamento a condutas de discriminação, agressão ou coerção. Também devem ser difundidas as medidas que podem ser adotadas pelas vítimas, assim como as informações sobre a rede de suporte, os canais disponíveis para denúncia e os instrumentos de proteção.

A iniciativa pretende, ainda, promover a sensibilização por meio da iluminação de prédios públicos na cor lilás e veiculação de campanhas de mídia.

Casos

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, no ano passado, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada 7 horas, em média. Os registros de estupro de mulheres e meninas chegaram a 56.098 casos.


Aero Fest terá acrobacias e paraquedismo Anterior

Aero Fest terá acrobacias e paraquedismo

Lei institui a campanha Agosto Lilás Próximo

Lei institui a campanha Agosto Lilás

Deixe seu comentário