BAGÉ WEATHER

Covid-19

Bagé já vacinou quase cinco mil crianças

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Crianças e adultos são vacinados no Clube Comercial

Quase cinco mil crianças já foram vacinadas contra a covid-19 em Bagé. De acordo com secretário de Saúde Michelon Apoitia, até segunda-feira, cerca de 4,6 mil haviam recebido doses da vacina. Ontem, o dia finalizou com 237 doses aplicadas, conforme os números repassados pelo coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes. O montante total do público-alvo é de cerca de 7,8 mil crianças (de 5 a 11 anos de idade). O montante alcançado, para Apoitia, é bastante expressivo deve ser comemorado.

Por outro lado, a demanda dos últimos dois dias, no Clube Comercial, foi menor que a registrada na semana passada e no final de semana. E o coordenador da Vigilância faz um apelo para que os pais levem os filhos para a imunização. O secretário de Saúde reiterou o apelo ao lembrar que esta variante do coronavírus, a Ômicron, tem sido mais agressiva com os pequenos, quando comparada as anteriores, quando as crianças por vezes nem apresentavam sintomas. Atualmente, crianças têm sido até hospitalizadas pela covid-19. Até o fechamento da edição, duas estavam internadas em leitos clínicos pediátricos.


Demanda hospitalar é monitorada

O secretário de Saúde garantiu que a demanda por internações tem sido monitorada pela equipe técnica da pasta. E ponderou que, em comparação ao número de casos, é bem menor do que a registrada em outros momentos da pandemia. Sobre as mortes que têm sido registradas neste início de fevereiro, Apoitia ponderou que a grande maioria são de pessoas que tinham comorbidades severas.

Vale mencionar que desde o início deste ano Bagé já registrou 12 mortes decorrentes de complicações da covid-19. Só nos primeiros sete dias deste mês, foram seis óbitos associados a doenças. Em janeiro inteiro foram seis. A maioria dos pacientes que morreram neste ano com covid-19 tem mais de 60 anos. Apenas dois tinham pouco menos de 60. Do total, apenas uma pessoa não tinha comorbidades, segundo os boletins divulgados ao longo das semanas.


Positivações apresentam queda

Apoitia comentou que a equipe da pasta tem verificado uma redução nas positivações pelo Testar RS (testes realizados no ginásio na escola São Pedro). São disponibilizados 400 testes por dia (200 pela manhã e mais 200 à tarde). E, segundo ele, houve um dia que, desse total, 221 pessoas testaram positivo. Porém, na segunda, esse montante caiu para 130. Vale mencionar, segundo ele, que Bagé tem um expressivo número de casos confirmados porque testa muito e esse sempre foi o objetivo, ou seja, a pasta queria mesmo verificar a situação da contaminação na cidade, o que só ocorre por meio da testagem. A testagem em massa vai até março.

Bagé começa 2022 com mais de 1,5 mil 'negativados' Anterior

Bagé começa 2022 com mais de 1,5 mil 'negativados'

No embalo do Happy Hour Azul e Branco Próximo

No embalo do Happy Hour Azul e Branco

Deixe seu comentário