BAGÉ WEATHER

Mais iluminada

Bagé investe em 14 mil lâmpadas LED

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Garantia é de cinco anos e vida útil pode chegar a 10 anos

O Executivo investiu quase R$ 14 milhões, da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) na aquisição de lâmpadas LED. O objetivo é substituir 14 mil lâmpadas amarelas em pontos do centro e também dos bairros da cidade. Até agora, já foram instaladas as novas lâmpadas nas ruas Matheus Pacheco Brondani (Prado Velho), Leonel Brizola, Silvio da Silva Tavares e Carlos Barbosa - ambas no bairro Getúlio Vargas -, também na rua 18 de maio, no centro, na Líbio Vinhas, no Menino Deus, e na avenida José do Patrocínio. Ainda, na avenida Sete de Setembro, Tupy Silveira, avenida Espanha, Ismael Soares, Caetano Gonçalves, Atilla Taborda, José Bonifácio, na avenida São Judas e na Breno José Machado, no bairro Habitar Brasil.


As lâmpadas amarelas também foram trocadas pelas LED nas praças da Estação, Silveira Martins (a do Coreto), na da Matriz (Catedral) e na das Carretas. No total, já foram substituídas 949 lâmpadas. As próximas vias que ganharão nova iluminação são Portugal, Emílio Guilain e avenida General Osório. "Essa era uma meta do nosso governo. Conquistamos isso com muito trabalho e dedicação. Estaremos entre as pouquíssimas cidades no Brasil, acima de 100 mil habitantes, a ter atingido a marca de 100% LED, com mais eficiência, durabilidade e economia em rede pública de iluminação", comemorou o prefeito Divaldo Lara. 


O chefe do Executivo garantiu que a substituição das 14 mil lâmpadas amarelas por aquelas LED é um trabalho que será contínuo nos próximos meses. Segundo divulgação da Prefeitura, entre as vantagens das lâmpadas LED está maior durabilidade. Além disso, são mais econômicas e iluminam com maior intensidade, uniformidade e constância, mesmo com grandes variações de tensão na rede elétrica. "São, portanto, a melhor opção em termos de eficiência e economia para iluminação ", garantiu a divulgação do Executivo. Vale destacar que a lâmpada incandescente tem uma duração média de mil horas, a florescente de cerca de 10 mil horas e a LED, por sua vez, pode funcionar perfeitamente por até 50 mil horas. 


O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Everton Kaupe, esclareceu, ainda, que, nos próximos cinco anos, se alguma dessas lâmpadas apresentar problema e a troca for necessária, a empresa licitada, que as forneceu trocará o item sem qualquer custo para o município. Antes, com as amarelas, o município enfrentava um grande problema: a qualidade das lâmpadas. Ele exemplificou que, por vezes, se colocava a lâmpada pela manhã e à noite ela queimava. Ou seja, a manutenção da iluminação pública acabava sendo muito mais cara, além do gasto de energia elétrica, que, com as LED, é de 30% a 40% menor. 

Bagé terá passe livre neste domingo Anterior

Bagé terá passe livre neste domingo

Urnas eletrônicas estão sob forte esquema de segurança Próximo

Urnas eletrônicas estão sob forte esquema de segurança

Deixe seu comentário