BAGÉ WEATHER

Nasa

Equipe da Frei Plácido conclui rover

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Foram cinco meses intensos de trabalho

Quatro alunos e um professor da Escola Estadual Frei Plácido tiveram um projeto admitido na NASA Human Exploration Rover Challenge, da Agência Espacial dos Estados Unidos. A equipe - do curso Técnico em Mecânica - concluiu o rover (veículo de exploração espacial) após cinco meses de trabalho intenso. Vale destacar que essa é a única equipe que representará o Brasil no evento da Nasa, que ocorrerá em Huntsville, Alabama.

Isabélli Marques, uma das estudantes do grupo, compartilhou, no seu Instagram @lugardeciencia, agradecimento às várias pessoas e entidades que apoiaram de diferentes formas, desde a equipe da Frei Plácido, que garantiu a estrutura para que os estudantes pudessem se dedicar ao projeto, até o governador Eduardo Leite e também para a Coordenadoria de Educação. Também destacou como exemplo a participação da Sicredi e do Rotary Bagé Sul, além de todos aqueles que contribuíram com a vaquinha on-line.

À reportagem, Isabélli informou que a próxima etapa é a viagem, que ocorre em abril. "A gente já enviou o relatório de prontidão. O Rover já está completo, só faltando algum reforço de solda. Falta 30 dias (cerca de) para a nossa viagem. E a gente conseguiu pelo governo (do Estado) o dinheiro necessário. Aí o que ficou da vaquinha vai ser usado nas diárias", detalhou.


Entenda
O objetivo do evento anual da Nasa é desafiar os alunos a criar um veículo movido à tração humana projetado para atravessar a superfície simulada de outro mundo e completar tarefas de missão ao longo do caminho. As equipes de alunos projetam, constroem e testam tecnologias que permitem que os rovers funcionem em uma variedade de ambientes. Para se ter uma ideia, o veículo irá passar por um terreno simulando Marte, a Lua e outros corpos do sistema solar.


Expectativa
Além de Isabélli, o grupo é formado por Sofia Cuadros, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz e o professor Rodimar Acosta. A estudante Isabélli possui um Instagram chamado @lugardeciencia, onde foi publicado todo o processo de criação do veículo e possivelmente onde será possível acompanhar também a viagem. Para ela, a motivação na hora de submeter o projeto foi de provar que a escola pública e uma equipe brasileira têm capacidade de serem aceitos em um evento desta magnitude. "Estou bem confiante e acho que vai dar tudo certo", ressalta.

O trabalho árduo e a dedicação dos alunos e professores da escola estadual são um exemplo inspirador de como a educação pode mudar vidas e preparar jovens para enfrentar desafios inovadores. Sobre a expectativa para os próximos dias, Isabélli garantiu: "Bem grande, embora algumas coisas deram errado, algumas coisas deram muito certo. A gente está com uma expectativa bem grande pelo dia da competição e pelos obstáculos e tudo mais", completou.

Inscrições para palestra com Carpinejar são limitadas Anterior

Inscrições para palestra com Carpinejar são limitadas

Uergs Bagé tem vagas para Pedagogia Próximo

Uergs Bagé tem vagas para Pedagogia

Deixe seu comentário