BAGÉ WEATHER

Turismo

Caçapava é reconhecida como geoparque mundial

Divulgação Palácio Piratini imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Caçapava do Sul é um dos dois geoparques reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no estado (o outro é a Quarta Colônia). A nomeação do destino ocorreu após um longo processo conduzido pela comunidade local, com a participação de representantes dos setores público e privado, bem como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vale mencionar que Caçapava do Sul é um dos principais pontos de prática de voo livre do país.


Com essa conquista, o Rio Grande do Sul se torna o Estado brasileiro com o maior número de geoparques reconhecidos pela Unesco. Anteriormente, apenas três outras regiões no país possuíam essa classificação: Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Seridó (Rio Grande do Norte) e Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí). Além disso, o território gaúcho ainda possui outro geoparque em busca de reconhecimento, o Geoparque Raízes de Pedra, localizado na região central do Estado.


O secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, Stener Camargo, explicou que o processo de candidatura a geoparque começou há mais de uma década, com pesquisas científicas sobre os recursos regionais. Ele enfatizou o engajamento da comunidade para promover o senso de pertencimento e permitir que a população explore esses destinos de forma sustentável, contribuindo para a economia e a geração de renda local.


Camargo destacou que estão em andamento várias iniciativas para capacitar a rede turística e abordar questões relacionadas à proteção ambiental. Apesar do grande potencial da região, ainda falta a infraestrutura considerada adequada para aproveitar plenamente as atrações existentes. Ele mencionou planos de intervenção para os próximos cinco a 10 anos, contando com o apoio do governo estadual.


Entenda

No ano passado, uma equipe de avaliadores da Unesco esteve no Rio Grande do Sul para conhecer os atrativos turísticos, culturais e históricos dos locais, que justificam a confirmação do título de geoparque mundial. O órgão reconhece a singularidade geológica das regiões e contribui para a construção de uma estratégia de desenvolvimento local. O título funciona como incentivo à conservação do patrimônio natural e cultural, à educação para o meio ambiente, à geração de renda por meio de iniciativas privadas e ao empreendedorismo, bem como ao turismo sustentável. As informações são do Palácio Piratini.

Parque em Canela tem mais de 300 itens de missões da Nasa Anterior

Parque em Canela tem mais de 300 itens de missões da Nasa

Ideias para um Dia dos Namorados inesquecível Próximo

Ideias para um Dia dos Namorados inesquecível

Deixe seu comentário