BAGÉ WEATHER

Covid-19

Mais de mil idosos foram vacinados nessa terça-feira

Audrin Quadros/Especial imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Imunização prossegue nesta quarta-feira para idosos de 68 anos

Bagé vacinou 944 idosos de 69 anos nessa terça-feira. Além disso, 182 idosos procuraram as unidades de saúde para receber a segunda dose da vacina e, assim, completarem a imunização. Nesta quarta-feira, a vacinação prossegue com os idosos de 68 anos; e na quinta é a vez dos de 67. A aplicação dos imunizantes será em todos os postos, das 8h às 12h e das 15h30min às 17h (no posto Camilo Gomes será das 8h às 16h30min). A expectativa do Executivo é que até o final desta semana seja atingida a marca de 20 mil pessoas imunizadas na cidade, entre profissionais de Saúde, da Segurança Pública e idosos.

O governo orientou os municípios a prosseguirem com a vacinação, inclusive no feriadão de Páscoa. Questionado sobre isso, o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Geraldo Gomes, pontuou que se o Estado repassar mais doses até quinta-feira, de fato a imunização prosseguirá, mas a partir de sábado. Porém, ele pontuou que não houve uma sinalização oficial de que serão remetidos mais imunizantes para os municípios. Isso apenas é cogitado justamente em decorrência dessa orientação. Afinal, é preciso vacina para que o trabalho prossiga.

Sobre a demanda, nessa terça-feira, Gomes mencionou que não houve formação de grandes filas, mas que a procura pode, sim, ser considerada expressiva. Para se ter uma ideia, só pela manhã, no posto Camilo Gomes, no centro da cidade, mais de 200 pessoas foram vacinadas. O secretário também respondeu questionamentos sobre surtos de covid-19 entre militares da cidade e no frigorífico Marfrig. Ele sustentou que não considera nenhuma das situações como surtos, sobretudo porque as pessoas estão sendo testadas e têm acompanhamento médico.

No caso dos militares, mencionou que são de várias unidades e não apenas uma. E que estes militares estão em isolamento nos quartéis. Todos estão sendo testados e acompanhados por equipes médicas e de enfermagem. Ele afirmou que a Secretaria de Saúde monitora a situação, porém não soube informar o número exato de militares positivados, ainda que discorde de boatos que circulam na internet, de que seriam quase 200 - sustentou que não seria esse montante.  

Marfrig tem 14 trabalhadores positivados

Quanto ao Marfrig, Gomes comentou que foram positivados trabalhadores de alguns setores. Também mencionou que estes têm acompanhamento médico, estão afastados do trabalho e, assim, não considera a situação como um surto, ao comparar o número de positivados com o total de trabalhadores (são mais de 600 funcionários). O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé encaminhou uma nota oficial sobre isso: de acordo com a entidade, 14 trabalhadores estão com covid-19.

Na nota, a entidade afirma que recebeu a informação sobre as positivações de representantes da fábrica. "O sindicato enfatiza que irá reunir-se com seu Departamento Jurídico para acionar o Ministério Público do Trabalho, visando garantir a segurança dos trabalhadores para o trabalho na indústria frigorífica, visando ao reforço na proteção dos funcionários para evitar qualquer possibilidade de contágio entre os empregados dentro do frigorífico", enfatizou. A entidade fez um apelo pelo reforço nos protocolos de atenção à saúde do trabalhador.

"O Sindicato reforça que está atento à situação, tendo em vista a preocupação dos trabalhadores e de todo o nosso grupo de trabalho. Vale destacar que a vacina contra a covid-19 ainda não está disponível para os trabalhadores. Os protocolos como distanciamento, utilização de álcool em gel (com disponibilização pela empresa) e o uso de máscara de proteção são fundamentais nessa situação que enfrentamos. Embora os avanços com a vacinação, a pandemia ainda está longe de terminar. E a manutenção dos cuidados é fundamental para a preservação de vida de todos nós", finalizou o texto, assinado pelo presidente do sindicato, Luiz Carlos Cabral. 

Estado remete medicamentos do 'kit intubação' para a Santa Casa Anterior

Estado remete medicamentos do 'kit intubação' para a Santa Casa

Pontos são pulverizados a cada 15 dias para eliminação do mosquito da dengue Próximo

Pontos são pulverizados a cada 15 dias para eliminação do mosquito da dengue

Deixe seu comentário