BAGÉ WEATHER

Exclusivamente nos postos

Vacinação das crianças começa na segunda

Divulgação Secretaria Estadual de Saúde imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Distribuição de doses para os pequenos será nos bairros

A Saúde do Estado divulgou que antecipou para a próxima segunda-feira, dia 25 de abril, o início da vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra a influenza (gripe) e o sarampo. No sábado seguinte, dia 30 de abril, será o Dia D, com a abertura dos postos para a aplicação das doses.

Em Bagé, segundo informações da coordenadora do setor de imunizações da Secretaria de Saúde, Tatiana Miranda, um total de 6 945 crianças integram tal faixa etária. Vale destacar que a vacinação dos pequenos ocorrerá exclusivamente nos postos de Saúde, enquanto idosos e os profissionais da rede pública de Saúde seguem sendo imunizados no Clube Comercial.

O início da imunização desse grupo seria no dia 3 de maio. Porém, segundo divulgação da Secretaria de Saúde do Estado, "a crescente demanda por atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios" motivou a antecipação. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

A vacinação segue aberta para os grupos dos idosos e trabalhadores da Saúde, que começaram a ser imunizados no dia 4 de abril. Vale destacar que, no dia 3 de maio inicia a vacinação dos demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.


Esquema de doses

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, ela deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas. Se ela já fez a vacina da gripe em algum outro ano o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.


Vacina gripe trivalente

A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde é produzida pelo Instituto Butantan. "A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B", informou a pasta estadual.


Sarampo

A vacinação do sarampo já faz parte das doses de rotina, ou seja, que ficam disponíveis nos postos durante todo o ano, mesmo fora de épocas de campanha, que tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal na população e, assim, evitar surtos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacina controla os surtos da doença, reduz as internações, complicações e óbitos.

A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos "enfraquecidos" do sarampo, da rubéola e da caxumba. É uma vacina aplicada como rotina na infância, em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses. As duas na forma da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Bagé tem mais dois casos suspeitos de dengue Anterior

Bagé tem mais dois casos suspeitos de dengue

Bagé recebe exposição dos freis Capuchinhos Próximo

Bagé recebe exposição dos freis Capuchinhos

Deixe seu comentário