BAGÉ WEATHER

Literatura

Romances são os livros mais procurados na Biblioteca

Thaís Nunes imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Espaço conta com mais de dois mil associados

No último dia 9 de abril foi celebrado o Dia Nacional da Biblioteca. E a Rainha da Fronteira pode ser considerada uma cidade privilegiada. Com uma Biblioteca Pública disponível aos bageenses, os leitores procuram os romances. Além, é claro, dos jornais. 

O Dia da Biblioteca é celebrado em 9 de abril no Brasil. O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos. A biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar. 

E é exatamente esse o perfil de quem costuma procurar a Biblioteca Pública de Bagé Doutor Otávio Santos. Conforme a diretora do espaço, Nelci Jeismann, atualmente são 2 314 sócios ativos. Em média, 643 pessoas frequentaram a Biblioteca somente no mês de março. “São pessoas que pesquisaram em livros do nosso acervo, vieram estudar com seus computadores e usaram nosso Wifi , pessoas que retiraram livros e trabalhos em grupos”, disse. 

Dentre os leitores, grande parte das buscas são por romances. De acordo com a diretora, lideram as buscas, nessa ordem, romances, romances espíritas e livros de psicologia e autoajuda. Já no quesito local, os jornais são os mais procurados. 

 

Janelas do Conhecimento 

Nelci adiantou que a expectativa da Biblioteca é realizar uma nova edição do projeto Janelas do Conhecimento ainda em abril, mais precisamente no dia 18. “A data prevista é dia 18 de abril, mas nunca é muito fixo, se no dia chover, transferimos para o próximo dia de sol. Sempre tem que ser um dia bom e de sol. E que tenha aulas”, falou. Somente na última edição, que aconteceu no mês de março, foram 649 livros doados. 

A edição será comemorativa, já que o mês de abril possui várias datas relacionadas a literatura. O Dia Internacional do Livro Infantil foi celebrado no dia 2. No dia 18 será a vez do Dia Nacional do Livro Infantil, data que homenageia Monteiro Lobato. E, por fim, no dia 23 é a vez do Dia Mundial Do Livro, em homenagem a Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e Wiiliam Shakespeare. 

 

Doações 

No momento, a Biblioteca precisa de doações de livros de literatura, revistas, livros religiosos e espíritas e de autoajuda. Conforme Nelci, exemplares repetidos são doados. "Quando recebemos qualquer livro, se já temos, ficamos com os melhores, até três exemplares no geral e os mais usados e repetidos doamos nas janelas. É uma maneira de não desperdiçarmos nenhum livro. As pessoas que passam adoram e levam tudo”, explicou. 

 

Desafio Literário 

A diretora também mencionou a existência de outro projeto, chamado Desafio Literário 2023. Nele, cada leitor inscrito lê determinado número de livros e no final recebe uma premiação. E aqui valem livros de diversos gêneros literários. “Este ano nosso projeto conta com a participação do Escritor Luiz Coronel, e por isso, um dos desafios é ler um livro dele”, mencionou. 


Leilão irá beneficiar dois asilos Anterior

Leilão irá beneficiar dois asilos

Cobame realiza Jornada de Neuromarketing Próximo

Cobame realiza Jornada de Neuromarketing

Deixe seu comentário