BAGÉ WEATHER

Feirão

Procon de Bagé destaca chance de 'limpar o nome'

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Durante todo o mês de novembro, pessoas que estão endividadas terão a oportunidade de "limpar o nome". Isso porque, até o dia 30, acontece o segundo mutirão nacional de negociações de dívidas e orientação financeira deste ano.


De acordo com a Agência Brasil, a ação é em conjunto do Banco Central (BC), Federal Brasileira dos Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o país. O mutirão, em síntese, oferece a oportunidade de renegociação de dívidas com descontos e parcelamentos que caibam no bolso do consumidor. 


Podem participar do mutirão pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens que foram dados como garantia. As negociações poder ser solicitadas pela plataforma consumidor.gov.br ou pelos canais diretos das instituições participantes disponíveis na página do mutirão. 


Em Bagé, de acordo com as informações repassadas por André Jardim, que é fiscal do Procon, a pessoa que tem alguma dívida e tem interesse em negociar precisa ter um cadastro no gov.br e ir até a plataforma consumidor.gov.br l, onde vai ter escrito "renegociações". Daí, basta seguir todas as informações que constam na plataforma, mas é necessário saber se a empresa para qual essa pessoa está devendo consta na listagem. 


Jardim relatou que há casos em que a pessoa vai direto até a sede do Procon. "Aí aqui tentamos ajudar. Quando a pessoa vem até o Procon reclamar que determinada empresa está cobrando juros abusivos, nós encaminhamos o caso para a Defensoria Pública, porque muitos clientes já chegam aqui dizendo que vão entrar judicialmente contra a empresa, aí o caso é tratado pela Defensoria Pública", explicou.

Dia é de vacinação contra meningite e HPV Anterior

Dia é de vacinação contra meningite e HPV

Mercados não registram desabastecimento Próximo

Mercados não registram desabastecimento

Deixe seu comentário