BAGÉ WEATHER

No céu

Março tem conjunção de planetas e Equinócio

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Para o mês de março, está prevista a conjunção de planetas e, é claro, o Equinócio de outono. Há outros eventos astronômicos interessantes que ocorrerão durante o mês. No entanto, a maioria deles não será visível no hemisfério Sul da Terra.

Uma aproximação de Mercúrio com a Lua ocorrerá no dia 6 de março, mas não será visível nesta região do planeta. Já no dia 17, uma ocultação de Júpiter acontecerá, mas novamente não será visível para aqueles que estão no hemisfério Sul.

No entanto, aqueles que estão no Norte terão a chance de observar a ocultação, quando a Lua passará na frente de Júpiter, escondendo-o temporariamente do nosso campo de visão. Esses eventos astronômicos podem ser emocionantes e inspiradores para aqueles que têm um interesse em astronomia e observação do céu.


Júpiter e Vênus
Júpiter e Vênus, dois dos objetos celestes mais brilhantes, estão em proximidade notável um do outro no céu noturno. A melhor oportunidade para observar esse evento foi no primeiro dia do mês. Mas hoje os planetas ainda estarão visíveis na direção Oeste e com uma distância aparente de apenas meio grau entre eles.

Embora nos dias seguintes a dupla comece a se afastar, ainda será possível observá-los relativamente próximos. À medida que as noites passam, a distância aparente entre os planetas aumentará, até que Júpiter desapareça abaixo do horizonte após o dia 10.


Equinócio de outono
No dia 20 de março de 2023, às 18h25min (horário de Brasília), ocorrerá o equinócio de outono, marcando o início da estação no hemisfério Sul e o fim do verão. Simultaneamente, no hemisfério Norte, será o início da primavera, e ambos os hemisférios receberão aproximadamente a mesma quantidade de luz solar neste dia.

IPVA: 55% dos gaúchos já pagaram o imposto Anterior

IPVA: 55% dos gaúchos já pagaram o imposto

Governo vai contratar 12 mil para atualizar Bolsa Família Próximo

Governo vai contratar 12 mil para atualizar Bolsa Família

Deixe seu comentário