BAGÉ WEATHER

Economia

IPVA: 55% dos gaúchos já pagaram o imposto

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

De acordo com dados preliminares divulgados pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), 55% dos motoristas residentes no Rio Grande do Sul quitaram ou pagaram a segunda parcela do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) até o final de fevereiro. Durante o mês passado, 168 mil contribuintes optaram por antecipar o pagamento e quitar o tributo com um desconto mínimo de 6%.

A arrecadação alcançou um total de R$ 2,5 bilhões, o que representa 52,5% da expectativa de recolhimento do Estado para a frota tributável. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento nominal de R$ 442 milhões nas receitas estaduais. De acordo com a Constituição Federal, os recursos arrecadados com o IPVA são divididos em 50% para o município onde o veículo está registrado e 50% permanecem nos cofres do Estado.

Entre os motoristas que optaram pelo parcelamento em janeiro, 82% pagaram a segunda parcela até a última terça-feira e, portanto, garantiram um desconto de 6% pela antecipação. Ao todo, 355 mil proprietários de veículos optaram pelo parcelamento do IPVA neste ano.

Uma nova opção de pagamento por Pix foi introduzida no ciclo do IPVA de 2022 e já representa 23,4% do total de veículos quitados pelos contribuintes. Em relação ao ano passado, a Sefaz registrou um aumento de 38% no pagamento à vista por meio da modalidade criada pelo Banco Central.

Os motoristas que optarem pela antecipação do tributo até o dia 31 de março ainda terão descontos que podem chegar a 22,40%. Em abril, inicia a escala de vencimentos do tributo, conforme o cronograma estabelecido. Os motoristas que optaram pelo parcelamento também terão um desconto de 3% na parcela de março.

Bageense viveu no epicentro da Lava-Jato Anterior

Bageense viveu no epicentro da Lava-Jato

Março tem conjunção de planetas e Equinócio Próximo

Março tem conjunção de planetas e Equinócio

Deixe seu comentário