BAGÉ WEATHER

Celebração

Irmãs franciscanas comemoram ano jubilar

Arquivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Irmã Maria Ana diz que as religiosas são gratas a Bagé

As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã iniciaram as comemorações do ano jubilar pelos 150 anos da chegada das primeiras religiosas da congregação ao Brasil. Hoje, a missão que começou em 1872, com seis religiosas alemãs, conta com mais de 300 Irmãs, presentes em várias regiões do país, além da Guatemala e Argentina.

A missão das religiosas no Brasil começa após o pedido do padre jesuíta Guilherme Feldhaus, que escreveu à superiora geral da Congregação, madre Aloísia Lenders, que estava na Alemanha. Nesta carta, o sacerdote solicita o envio de irmãs para o Brasil, mais especificamente para São Leopoldo, a fim de assumirem a educação de crianças e jovens, filhas de imigrantes alemães. No dia 31 de março, uma manhã de Páscoa de 1872, o navio, com as seis irmãs, atracou em Porto Alegre. Em 2 de abril elas chegaram em São Leopoldo, onde fundaram o Colégio São José.

Hoje a congregação fundada pela holandesa madre Madalena Damen tem duas províncias no Rio Grande do Sul - a Sagrado Coração de Jesus, em Porto Alegre, e a Imaculado Coração de Jesus, em Santa Maria. A abertura do ano jubilar foi realizada no domingo de Páscoa, em São Leopoldo.

Missão em Bagé

As irmãs franciscanas que estão espalhadas por todos os continentes também estão presentes em Bagé - hoje com uma das instituições mais tradicionais da cidade, o Colégio Franciscano Espírito Santo. As religiosas já tiveram mais duas comunidades na Rainha da Fronteira - uma que tinha como linha de atuação a Santa Casa de Caridade e a outra no bairro São Judas, onde atendia as periferias da zona leste da cidade.

A diretora do Colégio Franciscano Espírito Santo, Maria Ana Klein, conta que para celebrar a chegada das primeiras religiosas do Brasil tem um calendário de comemorações,?e que a primeira foi no dia 4 de abril, dia que elas desembarcaram no Estado.

No dia 10 de maio será festejado o dia da congregação e no dia 4 de outubro o Dia de São Francisco de Assis.

Maria Ana explica que a linha de frente das ações desenvolvidas pelas irmãs são as obras sociais, a Saúde, com as enfermeiras, e a Educação, que, segundo ela, tem atuação forte no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

"Estamos vivendo uma pandemia e a?nossa missão é continuar mantendo a esperança que isso tudo vai passar, graças a Deus, à nossa comunidade aqui em Bagé, estamos unidos, e a nossa missão é resgatar e mostrar que nada é eterno, e que existe uma outra vida", pontua a religiosa.A diretora do Colégio Espírito Santo fala que as irmãs são muito gratas a Bagé por entender o jeito de ensinar franciscano. 

Semana tem chuva de meteoros Eta Aquáridas Anterior

Semana tem chuva de meteoros Eta Aquáridas

Associação é inserida nos debates sobre a Lei do Vinho Próximo

Associação é inserida nos debates sobre a Lei do Vinho

Deixe seu comentário