BAGÉ WEATHER

Pioneira

Irmã Maria Ana fala sobre mulher 'número dois' do Vaticano

Reprodução/Vatican Media imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Religiosa se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo

O Papa Francisco nomeou secretária-geral da Governação do Estado da Cidade do Vaticano a freira franciscana e cientista política Raffaella Petrini. De acordo com a Agência Brasil, a religiosa se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de "número dois" do Vaticano.

Raffaella, de 52 anos, que até agora era funcionária da Congregação para a Evangelização dos Povos, nasceu em Roma e pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas da Eucaristia.

É licenciada em Ciências Políticas pela Universidade Internacional Livre de Guido Carli e doutoranda pela Pontifícia Universidade de San Tommaso d'Aquino, onde atualmente é professora de Economia do Bem-Estar e Sociologia dos Processos Econômicos.

O Papa Francisco tem dado visibilidade ao trabalho das mulheres na Igreja e, em agosto, escolheu seis como especialistas leigas do Conselho de Economia. Uma delas, a professora Charlotte Kreuter-Kirchhof, foi nomeada vice-coordenadora desse conselho em setembro.

Também em agosto, Francisco nomeou várias mulheres cientistas para a Pontifícia Academia de Ciências.

A reportagem conversou com a diretora do Colégio Franciscano Espírito Santo, a irmã Maria Ana Klein, que é da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã. A religiosa contou que recebeu a notícia da nomeação com alegria, surpresa e esperança. Segundo ela, porque o Papa Francisco reconhece que as mulheres têm a mesma dignidade dos homens e podem contribuir muito no serviço dentro da igreja . "Penso que essa decisão do Papa é mais uma grandiosa inspiração do Espírito Santo que conduz a igreja fundada por Jesus Cristo. Com a liderança do Papa Francisco, o catolicismo está retomando seu carisma original. Somos convocadas a caminhar juntos em sinodalidade (caminhar juntos), comunhão e participação, e isso é maravilhoso", disse Maria Ana.

 

Comércio manifesta preocupação com fim do Auxílio Emergencial Anterior

Comércio manifesta preocupação com fim do Auxílio Emergencial

Vereadores  justificam o porquê são contrários ao projeto Próximo

Vereadores justificam o porquê são contrários ao projeto

Deixe seu comentário