Tempo
Final da semana será gelado na Campanha
Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mínima deve chegar a 0°C no sábado
O inverno começa no dia 21 deste mês, mas, antes disso, as temperaturas voltam a cair. De acordo com a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um novo sistema frontal em formação sobre a região Sul, associado a uma área de baixa pressão no litoral Sul, vai avançar com ar um pouco mais frio pelo Rio Grande do Sul, também pelo Paraná e Santa Catarina.
"A parte de maior intensidade do sistema ciclônico avançará rapidamente para o oceano, mesmo assim deixando o litoral do Sul bastante agitado", disse a meteorologista à Agência Brasil. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, nesta quarta-feira, a mínima será de 14°C e a máxima chega a 18°C. Amanhã, os termômetros oscilam entre 12°C e 20°C. Na sexta, a mínima chega a 6°C e a máxima não ultrapassa os 14°C. No sábado, a mínima fica em 0°C. A máxima chega a 13°C. Para domingo, 1°C está previsto, com os termômetros atingindo, no decorrer do dia, os 16°C.
Emissão de alertas
O Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Google, anunciou a ampliação da ferramenta de emissão de alertas sobre desastres naturais no Brasil. A parceria da Defesa Civil Nacional com o Google na emissão de alertas públicos ocorre desde 2015, especificamente para avisos sobre alagamentos e inundações. Agora, foram disponibilizados sete novos tipos de alerta: enxurrada, deslizamento de solo, incêndio florestal, vendaval, granizo, chuva intensa e rompimento de barragem.
Os alertas do Google são acionados quando o parceiro, no caso o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres ou outro órgão público - como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) -, envia um novo aviso de possível desastre natural de grau moderado ou severo. Com isso, a informação fica disponível no topo da busca que o usuário faz sobre o assunto na plataforma. O alerta também é disponibilizado no aplicativo Google Mapas e, se quiser, o usuário pode acionar notificações pelo celular para receber os avisos. Se acessar o Google Mapas em uma área de risco, o usuário também será alertado da ocorrência.
Deixe seu comentário