Namorados
Comércio deve ter crescimento de 5% a 10% nas vendas
Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lojas do centro devem ser campeãs de demanda, junto com bares e restaurantes
O Dia dos Namorados está próximo e será a última data significativa para o comércio neste final de primeiro semestre - salvo os festejos juninos, que sempre movimentam os mercados e lojas que vendem artigos temáticos. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé, Ricardo Souza, comentou que a expectativa do setor é muito boa. Mas, é claro, citou que alguns estabelecimentos terão maior demanda, como aqueles com itens de perfumaria, loja de joias, de bijuterias, também floriculturas.
Confecções e calçados também devem despontar entre os estabelecimentos com movimento mais expressivo de consumidores. E está prevista crescimento nas vendas. "Diferente do Dia das Mães e do Natal, quando os presentes são mais generalizados, o Dia dos Namorados é mais específico. Mesmo assim, acreditamos no aumento em torno de 5% em relação ao ano passado no comércio em geral", destacou o presidente da Aciba.
Outra expectativa bastante otimista está relacionada aos bares e restaurantes. "Esperamos que, diferente dos últimos dois anos, haja um crescimento muito grande, muito grande mesmo, no movimento de bares e restaurantes - setor extremamente afetado nesse período de pandemia", sustentou. Ele lembrou que tal setor ficou 18 meses sem poder trabalhar. "Depois, voltando com toda a segurança, com todos os protocolos sanitários. E, agora, a partir do momento que houve essa liberação em relação aos protocolos, acreditamos que os números deste ano em relação a bares e restaurantes sejam muito próximos ou maiores do que o ano anterior a pandemia", revelou.
A expectativa tem como base o Dia das Mães deste ano. "Acredita-se em números até 10% superiores ao ano anterior a pandemia. A expectativa em relação a esse setor específico é muito boa e, nos demais, espera-se um incremento de venda em torno de 5%", prospectou. "Temos absoluta certeza que o campeão de vendas, o campeão de movimentação neste Dia dos Namorados será o setor de bares e restaurantes. Esperamos que estejam, no dia, todos lotados", finalizou.
Vale mencionar alguns dados nacionais e estaduais: de acordo com a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista 51% dos empresários têm a perspectiva de um aumento no volume de vendas para o Dia dos Namorados em 2022, na comparação com a data no ano passado. Em 2021, apenas 17% dos entrevistados tinham essa mesma perspectiva, na comparação com o mesmo período de 2020. Já a Fecomércio-RS, que realizou a Pesquisa de Dia dos Namorados 2022, destacou que, entre aquelas pessoas que foram abordadas, 34,1% apontaram que irão comprar presentes para seus pares. E o local preferido para as compras, segundo a pesquisa, são as lojas do centro das cidades (53%). A definição pelo local de compra se dará em razão dos preços (57,7%), atendimento (25,2%) e diversidade de produtos (20,3%).
Por fim, os itens mais citados foram vestuário (32,7%), perfumes e cosméticos (22,9%) chocolates (12,7%) e calçados (11,9%). E a pesquisa também destacou, tal qual o presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé, que 51,9% das pessoas pretendem proporcionar algum evento especial em comemoração ao Dia dos Namorados em 2022, predominando as alternativas de almoço/jantar fora (53%) e almoço/jantar em casa (34,%), ou seja, tal setor deve ser positivamente impactado pela data.
Deixe seu comentário