Testes rápidos
Cidade tem testado casos suspeitos de dengue
Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Só há aplicação quando há prescrição médica
Bagé contabiliza dois casos confirmados de dengue. As duas pessoas já estão recuperadas e não há mais casos suspeitos da doença. Porém, a Vigilância em Saúde tem aplicado o fumacê em locais onde há maior proliferação de mosquitos. O trabalho preventivo tem ocorrido na zona Norte da cidade e em parte da área central.
Uma novidade é que Bagé recebeu testes de dengue. São testes rápidos, como explicou o coordenador da Vigilância em Saúde, e são utilizados quando há prescrição médica, em pessoas com sintomas ou que estejam internadas e seja necessário antecipar o resultado, ou seja, confirmar ou descartar tal possibilidade.
Sobre a aplicação do fumacê, vale lembrar que já ocorreu naqueles locais onde havia casos suspeitos. Isso em um raio de 200 metros de onde reside a pessoa que esteve doente ou com suspeita de dengue. É importante mencionar também que os dois casos confirmados até agora são de pessoas que viajaram para o município de Condor, no Norte do Estado, e possivelmente se contaminaram por lá.
A aplicação do fumacê, em síntese, busca eliminar os mosquitos adultos. Isso é importante porque a dengue só é transmitida quando um mosquito pica alguém contaminado. "Por que a gente faz um trabalho num raio de 200 metros da residência da pessoa contaminada ou suspeita? Porque o mosquito circula num raio de 200 metros. Então, nesse raio, a gente tenta eliminar todos os mosquitos", elucidou Gomes à reportagem.
O fumacê
Trata-se de um inseticida de ultrabaixo volume, cujo composto é feito à base de neonicotinoide, substância usada nos inseticidas, mas inofensivo aos seres humanos. A aplicação ocorre por meio de pulverizador e em uma máquina a motor.
O mosquito
O Aedes Aegypti gosta de água parada, onde deposita seus ovos. Tem hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. E o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. Trata-se de um mosquito doméstico, que tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. A reprodução, vale lembrar, acontece em água parada limpa ou suja.
Deixe seu comentário