BAGÉ WEATHER

Leitura

Bageense lança livro sobre viagens

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Montar e Partir é a segunda obra de Ricardo Lugris

O bageense Ricardo Lugris estará em Bagé no próximo dia 6 de novembro para o lançamento do seu mais novo livro, intitulado "Montar e Partir". A sessão de autógrafos será realizada no Empório Gelei, na frente da Praça da Estação, a partir das 16h. Após isso, o autor fará outro evento de lançamento, desta vez em São Paulo.

A obra possui cerca de 500 páginas e foi publicada pela Editora Europa, de São Paulo. Este é o segundo livro do autor, que também assina "Tempo em Equilíbrio", que conta a história de uma viagem feita em 2015 entre Paris e Singapura, que durou seis meses.

Conforme Lugris, o novo livro surgiu a partir de uma série de textos e crônicas, além de matérias publicadas na revista Duas Rodas, sobre antigas viagens para locais como Europa, Ásia, África, Rota da Seda, Rússia, Círculo Polar Ártico, entre tantos outros. "Eu tinha esse material comigo e quando tivemos o primeiro confinamento na França, de 63 dias, obviamente eu precisava encontrar alguma coisa com aquele momento de incerteza que realmente ocupasse a minha mente", contou.

O ponto de partida do livro é uma viagem feita pelo Cáucaso em 2019. É a partir deste roteiro que o autor conta suas vivências e relembra viagens anteriores. "Em 2019 fiz uma viagem pelo Cáucaso e a partir dessa viagem criei a linha de condução do livro. O processo de produção iniciou no começo de março de 2020 e encerrou há cerca de três semanas, com a publicação do livro", detalhou.

Sobre a motivação, Lugris contou que viajar para ele é uma necessidade. Portanto, fechamento de fronteiras e a impossibilidade de viajar nos meses mais severos da pandemia de coronavírus o fez canalizar essa vontade de uma outra forma. "A perspectiva de não poder viajar me angustiava muito e resolvi partir para algo mais criativo. Eu sempre escrevo sobre o que eu sinto, sobre o que eu percebo, o que eu observo. Eu sou uma pessoa que precisa, como necessidade básica, viajar. Falar de viagens foi uma forma também de exorcizar esse momento de angústia, de dificuldade. Cheguei a conclusão de que, de repente, as pessoas vão querer ler sobre as viagens de outras pessoas", concluiu.

Assim, o autor classifica que o livro apresenta "muitas viagens dentro de uma viagem".

Sobre o autor

Nascido em Bagé, filho de pais espanhóis, Ricardo Lugris descobriu a motocicleta há mais de 40 anos. Antes disso, diretor da Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (Embraer) por mais de 30 anos. Atualmente, é vice-presidente de uma empresa de um grupo de leasing de aeronaves (uma espécie de aluguel de aviões).

Hoje, aos 63 anos, vivendo na França há mais de 25, é detentor de um invejável currículo geográfico com cerca de 150 países que ele compartilha com os leitores de seus blogs, artigos na imprensa especializada e também em seus livros.

Sua primeira obra, "Tempo em Equilíbrio", publicada em 2018, conta suas impressões e observações ao longo de seis meses de viagem, em solo, de Paris a Singapura em sua BMW GS Adventure R1200.

 

Asilo promove brechó na próxima semana Anterior

Asilo promove brechó na próxima semana

Voluntários realizam limpeza de necrópole histórica da região Próximo

Voluntários realizam limpeza de necrópole histórica da região

Deixe seu comentário