BAGÉ WEATHER

Expointer

Recalada e Tradição levam grandes prêmios Angus rústicos

João Morais/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Em manhã de sol e arquibancadas lotadas na retomada a pleno da Expointer, a Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS), e a Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS) levaram os grandes campeonatos de rústicos da raça Angus da exposição. O julgamento, conduzido pelo jurado argentino Johnny Gutierrez, foi realizado nesta terça-feira (30/8) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). "Estou muito contente em voltar a Esteio. Tivemos aqui um evento distinto, com julgamento de rústicos, onde vejo todos criadores com animais de muito bom nível", avalia Gutierrez.

A Cabanha Recalada, de Fábio Langlois Ruivo, destacou-se em pista ao vencer as maiores premiações da manhã nos exemplares PO, tanto nos machos, quanto nas fêmeas. O título de trio grande campeão nos ventres PO ficou com o lote 11 (337, TE45 e 302). A propriedade fez dobradinha, levando ainda o mérito de trio reservado de grande campeão com o lote 12 (326, 321 e 322). O reconhecimento de terceiro melhor trio foi para a Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, de Santa Vitória do Palmar (RS), com o lote 10 (TE164, TE156 e TE140). A melhor fêmea PO foi a novilha maior Recalada 302 Renown 1800, pertencente ao lote 11, da Cabanha Recalada.

A propriedade de Capão do Leão ainda venceu nos machos PO. O trio grande campeão da Expointer 2022 é o do lote 21 (329, 310 e 303). O título de trio reservado de grande campeão também ficou com a Recalada, com o lote 20 (363, TE46 e TE49). O reconhecimento de terceiro melhor trio foi arrematado pela Fazenda Angus da Limeira, de Gisele Remlinger Fernandes, de Pinhão (PR). A cabanha, que participou pela primeira vez das disputas em Esteio, levou o prêmio com o lote 17 (TE387, TE309, TE303 e TE393). O melhor macho PO da mostra foi o touro de dois anos Recalada 303 Courage TEI 2494, integrante do lote 21, da Recalada.

Segundo o criador Fábio Langlois Ruivo, voltar à Expointer com a grande presença do público e de trios extremamente qualificados e, ainda, conquistar esses títulos, é uma grande satisfação. "Mostra que estamos trilhando o caminho correto. Trabalhamos em cima de avaliação genética, mas sempre procurando preservar padrão racial. A gente busca selecionar animais bonitos, mas jamais trazer exemplares para pista que não tenham bons índices de avaliação genética. Tentando trazer esse equilíbrio, nós fomos extremamente felizes".

Nos machos PC, a Estância Tradição, da Parceria Rotta Assis, de Santa Vitória do Palmar (RS), levou o grande campeonato com os animais do lote 25 (2722, 2712, 2715 e 2711). A propriedade conquistou o prêmio de melhor macho PC da mostra com o touro de dois anos Tradição 2712. "Ganhar esse campeonato é muito importante, ainda mais junto com essa turma jovem que vem da estância. É uma forma de incentivá-los", reforça o criador Rogério Rotta Assis. Ele acompanhou o julgamento ao lado da família, que vem fazendo um trabalho de sucessão na propriedade.


Expointer aponta os grandes campeões Braford Argola Anterior

Expointer aponta os grandes campeões Braford Argola

Julgamento de rústicos acontece nesta terça-feira Próximo

Julgamento de rústicos acontece nesta terça-feira

Deixe seu comentário