BAGÉ WEATHER

Crime

Operação Margaridas prende idoso por estupro em Bagé

Divulgação/PC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Quinze casos de denúncias foram verificados em Bagé

A Polícia Civil deflagrou, na manhã dessa sexta-feira, a Operação Margaridas, com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher em várias regiões do Rio Grande do Sul. Em Bagé, um homem de 72 anos foi preso de forma preventiva, no bairro São Judas Tadeu. Ele é investigado pelo crime de estupro a menor. A prisão foi feita por policiais da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

De acordo com a delegada Daniela Barbosa de Borba,?foram verificados 15 casos de denúncias de violência doméstica. Ela destacou a importância da recente alteração legislativa da Lei 14.188, de 28 de julho de 2021, que definiu o programa de cooperação Sinal Vermelho?contra a Violência Doméstica?e alterou a pena da lesão corporal cometida contra mulher por razões da condição do sexo feminino, além de criar o tipo penal de violência psicológica contra mulher.

Pente-fino

A operação, desencadeada neste mês, em que é celebrado os 15 anos de publicação da Lei Maria da Penha, contou com a participação das 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do Rio Grande do Sul, além de outras 140 Delegacias de Polícia do Estado. A coordenação é da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam) da Polícia Civil.

A finalidade da ação foi combater a violência doméstica e familiar contra a mulher em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Dados parciais apontam que 186 policiais cumpriram 51 mandados de prisão, 82 mandados de busca e apreensão em 163 cidades. Durante a manhã, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, duas prisões em flagrante e apreensão de cinco armas de fogo e 56 munições. Também são verificadas 273 denúncias de violência doméstica recebidas pelo disque-denúncia.

Primeira fase

A primeira fase da Operação Margaridas teve início com a ação de 521 agentes na apuração de 588 disque-denúncias, instauração de 3 876 inquéritos policiais, remessa de 4 357 inquéritos policiais ao Judiciário, 164 cumprimentos de mandados de busca e apreensão, 129 prisões preventivas, 104 prisões em flagrante e 4 629 atendimentos às vítimas como forma de prevenção e informação.´

 

Lideranças avaliam os 15 anos da Maria da Penha Anterior

Lideranças avaliam os 15 anos da Maria da Penha

Proerd é homenageado na Câmara de Vereadores Próximo

Proerd é homenageado na Câmara de Vereadores

Deixe seu comentário