BAGÉ WEATHER

Reforço

Mais de R$3 bilhões serão injetados na segurança pública

Everton Ubal/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Solenidade do Bicentenário do Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Governo Federal deve encerrar o ano de 2022 com mais de R$3 bilhões distribuídos aos estados para investir em segurança pública, inteligência e tecnologia, para cuidar das fronteiras, qualificar as investigações de crimes e proteger o cidadão. Tudo isso por meio da integração das forças federais, estaduais e municipais. A informação foi divulgada durante a entrega de 54 comendas da "Ordem do Mérito do Ministério Justiça e Segurança Pública", solenidade em alusão aos 200 anos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No evento também foram divulgados números que mostram o investimento do Ministério na valorização de servidores, em apreensões e na redução dos índices de criminalidade.

De 2016 a 2021, houve queda de 23% no número de homicídios. Desde 2019, foram contratados 5.730 profissionais para a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional. Em 2022, serão mais de 1,7 mil contratações.

De 2019 a junho de 2022, houve apreensão de 7,2 toneladas de drogas, 29 mil armas ilegais e 940 mil munições ilegais, além da modernização de viaturas, armamentos e equipamentos.

"O que a gente mais quer é trazer efetividade nas ações do Ministério, transformar a vida do cidadão e estar mais junto nas relações do Executivo com o Judiciário e o Legislativo", reafirmou Anderson Torres.

Bicentenário

A criação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o mais antigo do país, é uma parte importante da história do Brasil. Há duzentos anos, antes da declaração da Independência, Dom Pedro I criou a então Secretaria de Estado de Negócios da Justiça, em 3 de julho de 1822, quando a capital ainda era o Rio de Janeiro.

Cento e cinquenta anos depois, a sede oficial, o Palácio da Justiça, foi inaugurado em Brasília, no dia 3 de julho de 1972. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício integra o conjunto urbanístico da capital federal e é o maior símbolo do Ministério. O órgão já passou pela gestão de 137 ministros até 2021 e nove regimes de governo.

O MJSP é o órgão central do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), implementado em 2019 para unificar a política nacional de segurança pública.


Delegada e escrivã relatam o 'calvário' de idosos em Bagé Anterior

Delegada e escrivã relatam o 'calvário' de idosos em Bagé

Homem permanece desaparecido em arroio Próximo

Homem permanece desaparecido em arroio

Deixe seu comentário