BAGÉ WEATHER

CyberGaeco

Grupo especializado irá combater crimes praticados na internet

Divulgação/MPRS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Objetivo é identificar, prevenir e reprimir as atividades de criminosos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul publicou provimento que cria o 13º Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Com atuação em todo o Estado, o CyberGaeco tem como objetivo identificar, prevenir e reprimir as atividades das organizações criminosas, de corrupção de agentes públicos e de lavagem de dinheiro cometidos na internet.

No lançamento do novo núcleo de investigação, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, lembrou que a prática de infrações penais em meios virtuais e de informática é um fenômeno que tende a crescer na mesma proporção em que aumenta vertiginosamente a dependência humana a estes meios.

Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo explicou que o CyberGaeco insere-se dentro das inovações construídas para otimizar a atuação do Ministério Público do Rio Grande do Sul no combate à criminalidade organizada.

O promotor de Justiça João Afonso Silva Beltrame, secretário-executivo do Gaeco, lembrou que o Brasil é considerado o segundo país com maior número de crimes cibernéticos no mundo, com 62 milhões de brasileiros vítimas, tendo sido capturadas 1,4 bilhão de informações confidenciais por criminosos no país somente no ano de 2017.

O novo núcleo será coordenado pelo promotor de Justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Júnior. 

Operação Finados começa  nesta sexta-feira Anterior

Operação Finados começa nesta sexta-feira

Operação Mercúrio desarticula organização criminosa Próximo

Operação Mercúrio desarticula organização criminosa

Deixe seu comentário