BAGÉ WEATHER

Pente fino

Ação fiscalizará postos de combustíveis

Marcello Casal Jr/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O objetivo é verificar a redução do ICMS

A partir da próxima segunda-feira , procons de todo o país estarão mobilizados para fiscalizar o cumprimento do decreto n° 11.121, que determina a postos de combustíveis que informem ao consumidor, de forma visível, a diferença entre os preços cobrados em 22 de junho de 2022 e os atuais. A ação será coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O objetivo é verificar se a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços  (ICMS) que incide sobre o valor dos? combustíveis será repassada aos consumidores. A lei que determinou a redução do ICMS entrou em vigor no dia 22 de junho - data que o decreto, publicado nesta quinta-feira (7), estabelece como marco para o comparativo.

Na terça-feira em uma ação conjunta entre a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Senacon, 250 distribuidoras em todo o país também serão fiscalizadas. A intenção é saber se o valor cobrado na revenda aos postos segue a redução do imposto para que o preço final seja repassado ao consumidor. Este será o início de uma ação contínua de fiscalização.

Sanção

O decreto n° 11.121 complementa o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Caso o estabelecimento não cumpra a medida, incorrerá no descumprimento do artigo 6º, Inciso III, do CDC. A sanção pelo descumprimento da norma pode gerar multa com o teto de R$ 13 milhões.

Canal direto

Será divulgado posteriormente um canal para o cidadão denunciar os postos de gasolina que não cumprirem o decreto, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7), que torna obrigatória a divulgação dos preços dos combustíveis cobrados em 22 de junho de 2022, para efeito de comparação com o valor atual. A população poderá efetuar a denúncia pelo próprio celular, por meio da internet. A divulgação do canal de comunicação será informada pela Senacon e divulgada no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Benites afirma que Bagé prioriza atendimento às mulheres Anterior

Benites afirma que Bagé prioriza atendimento às mulheres

Pesquisa vai revelar realidade da violência doméstica Próximo

Pesquisa vai revelar realidade da violência doméstica

Deixe seu comentário