Rota do vinho
Vinícolas da região recebem visitantes de São Paulo
Reprodução/Diário de Rio Mafra imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Turistas irão conhecer também os costumes do Pampa Gaúcho
Entre 24 e 27 de fevereiro, um grupo de 18 turistas de São Paulo passará os dias do feriado de Carnaval no na região da Campanha. Hospedados em Bagé, eles vêm experimentar a gastronomia campeira, os vinhos e os azeites. O roteiro, criado e executado pela agência Rotas da Terra, oportuniza a degustação de vinhos de seis vinícolas e dos azeites Terra Pampa.
Os municípios visitados são Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Rivera. Apreciadores de vinho, o grupo foi organizado por Luther Liasch, proprietário do Empório Liasch (Americana/SP). O empresário afirma que o interesse é conhecer as vinícolas da região e novos vinhos. Segundo ele, as expectativas são grandes e que, acredita que , será uma experiência incrível.
Nas vinícolas Peruzzo em Bagé e Guatambu em Dom Pedrito, o grupo, além de explorar os locais, degustará os seus melhores vinhos. Sobre os cardápios, seguindo a tradição campeira, a Vinícola Batalha em Candiota, fará churrasco em fogo de chão, harmonizado com os vinhos. Na Cordilheira de Santana em Santana do Livramento, os vinhos serão degustados durante almoço (tábua de frios e escondidinho de charque).
Os turistas degustarão os vinhos Cerros de Gaya em Dom Pedrito, no Jardim de Pedras, no campo junto ao vinhedo e ao olival. Neste dia, o pôr do sol e o céu estrelado farão parte do espetáculo que o Pampa Gaúcho oferece aos visitantes.
Uma novidade é a parceria entre a agência Rotas da Terra, o restaurante San Valentino de Bagé e a Vinícola Campos de Cima de Itaqui. Será realizada uma degustação dos vinhos e servido no jantar um risoto de cordeiro. Para o empresário paulista, um dos pontos de destaque do roteiro é a possibilidade de entrar em contato com as lidas campeiras.
No domingo, o grupo conhecerá o Centro de Treinamento de Cavalos Crioulos e Escola de Equitação Terra Negra em Bagé. O cardápio será tipicamente campeiro, incluindo arroz carreteiro e ambrosia.
Para Álvaro Mansur Munhoz, guia de Turismo e sócio da agência Rotas da Terra, é cada vez mais importante atender as expectativas de cada grupo de turistas. "Reunir lidas campeiras, gastronomia, vinhos e azeites é uma forma de apresentar o nosso Pampa, nossas raízes e nossos frutos", disse.
O roteiro Enoturismo
Raízes e frutos da Campanha Gaúcha, oportuniza conhecer os vinhos da região, de Candiota até Itaqui. É possível percorrer as vinícolas, em até duas semanas, experimentando gastronomia, queijos, artesanato, cultura, sistemas produtivos (bovinos e ovinos) e lidas campeiras. Ou ainda, fragmentar o roteiro em três regiões distintas (Bagé, Santana do Livramento e Uruguaiana), e realizar em pequenas viagens de três a quatro dias.
Deixe seu comentário