BAGÉ WEATHER

Pódio

Vencedoras do Concurso de Assados falam sobre a façanha

Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ùltima etapa foi a mais desafiadora

O Concurso de Assados só para Mulheres, projeto pioneiro no Brasil, foi concluído durante as comemorações dos 62 anos do Clube Cantegril. Foram três etapas e na somatória geral a dupla vencedora foi Mariliza Powrosnek, 50 anos, e Alzira Ramis, 35 anos. Ambas são produtoras rurais. Elas venceram as duas primeiras etapas e na última ficaram em terceiro.

Alzira é de São Paulo e mora atualmente em Sabugueiro, no interior de Pinheiro Machado. A produtora rural, que tem como marca registrada a espontaneidade no sorriso, contou que vencer o concurso foi uma surpresa, já que tanto ela quanto Mariliza não são assadoras em um nível como esse. "O churrasco que sabemos fazer é o de casa ou no fundo da lavoura", disse. As duas têm em comum o gosto pelo tradicionalismo - onde se conheceram quando foram buscar a chama crioula, em 2019.

A mais jovem falou que a amiga ligou convidando para que juntas formassem uma dupla para o concurso. Mesmo com o pé atrás, Alzira respondeu "a gente vai pelo menos para nos divertir".

Ela conta que ambas se prepararam com pesquisas na internet. "A gente incomodou todo mundo, os maridos, os amigos, para chegar lá e fazer um churrasco que pelo menos desse para comer", se diverte.

Ela diz que o desafio maior das três etapas foi a última, onde tiveram que preparar um churrasco gourmet e ainda a sobremesa.

Alzira relata que ainda está vivendo o sonho de ter vencido um concurso com visibilidade e que acima de tudo foi uma conquista pessoal.

Mariliza comenta que foi empolgante participar e sair vencedora. "A gente foi mais na brincadeira e não achava que ia vencer", disse. Ela contou que não tinha experiência em um assado desse nível - que o que sabia fazer era para o marido quando estava no campo ou para poucas pessoas da família.

Para Mariliza, o mais desafiante do concurso foi a segunda fase, onde as concorrentes tiveram que preparar um cordeiro inteiro. "Ele era maior que eu pensava", recorda.

A produtora rural disse que foi convidada a participar do concurso pela idealizadora do projeto, Luciana Neves Fontoura, em um dia de campo e que na hora mesmo ligou para Alzira para que entrassem na disputas juntas. "Gosto da Luciana porque ela dá oportunidades para as mulheres", reconhece.

Avaliação

Idealizadora do concurso, Luciana enfatiza que o evento teve uma repercussão maior do que esperava. Contou que já tem parceiros querendo fazer parte e apoiadores. O projeto será expandido para o interior do Estado e para fora do Rio Grande do Sul.

De acordo com Luciana, houve uma crescente em cada uma das três etapas realizadas. Além disso, cita a superação de todas as participantes (nove duplas) e lembra que a maioria nunca havia feito um assado. " Muitas entraram para mostrar aos filhos o que é ser competitivo e dar o melhor sem buscar o pódio", enfatiza.

Segundo Luciana, os maridos disseram que elas trabalham junto com eles e que agora seria a retribuição - por isso marcaram presença nas três tapas.


Vencedoras

1ª etapa - Alzira e Mariliza

2ª etapa - Alzira e Mariliza

3ª etapa - Raquel Antunes e Carolina Penaflor - nessa, Alzira e Mariliza ficaram em terceiro lugar e na somatória total ambas foram as vencedoras.


O desafio

Dividido em três etapas, a primeira aconteceu na Associação e Sindicato Rural de Bagé - onde as participantes tiveram que preparar um corte de entrecot e uma costela bovina. A segunda etapa foi na Vinícola Peruzzo e o desafio foi assar um cordeiro inteiro.

A última etapa foi mais complexa. Elas tiveram que preparar lombo de porco, frango, costela bovina, kafta, acompanhamentos e sobremesa.

 

Municípios da região recebem doses da Janssen para reforço Anterior

Municípios da região recebem doses da Janssen para reforço

Rodrigo Tavares autografa três obras durante a Feira do Livro Próximo

Rodrigo Tavares autografa três obras durante a Feira do Livro

Deixe seu comentário