BAGÉ WEATHER

Covid-19

Saúde reforça necessidade de completar imunização

Arquivo FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Necchi: ?Nossa única salvação é a vacina?

Das 12h às 18h, no ginásio da escola São Pedro, e nas unidades de Saúde (sob agendamento), das 8h30min às 12h e das 13h30min às 14h30min, os bageenses podem se vacinar contra a covid-19. Há doses para maiores de 18 anos sem comorbidades e para jovens de 12 a 17 com comorbidades. Também estão disponíveis segundas doses para quem recebeu a primeira até o dia 7 de junho, no caso da AstraZeneca e da Pfizer.

Segundas doses da CoronaVac também estão disponíveis. A data de corte tem motivado muitos comentários nas redes sociais, já que há duas semanas não há alteração. Porém, o secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi, garantiu à reportagem: Não há atraso. Ele explicou que município acompanha o calendário de aplicações do Estado e por vezes até o adianta.

A assessoria de comunicação da pasta esclareceu, em nota: "A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informa que a orientação do Ministério da Saúde é vacinar com a segunda dose no intervalo de 70 a 90 dias, ficando a critério do município a data de corte. Estamos trabalhando com os prazos adequados para atender a todos dentro do tempo previsto".

Necchi fez um novo apelo a todos aqueles que podem se vacinar: Que procurem os pontos para iniciar ou completar a imunização contra a covid-19. "Ainda existem pessoas na cidade que se recusam a vacinar e estão sob risco de ter a forma grave da doença", mencionou. "Nossa única salvação é a vacina", defendeu, ao argumentar que os números mostram e está mais do que provada a eficácia dos imunizantes.

Sobre se há vacinas disponíveis, Necchi garantiu que sim, apesar do município estar recebendo, nas últimas remessas, apenas segundas doses. Mencionou que de primeiras doses apenas foram repassadas um montante de Pfizer, para jovens de 12 a 17 anos com comorbidades. Contudo, há doses remanescentes ainda do repasse de mais de 29 mil doses para a população de mais de 18 sem comorbidades. São doses da AstraZeneca.

Não há bageenses internados com coronavírus

O médico Ricardo Necchi confirmou que, pelo menos até o fechamento da edição, não havia nenhum bageense internado com covid-19 na Santa Casa, no Hospital Universitário ou na Unidade de Pronto-Atendimento, nem leitos clínicos nem na UTI. Apenas um paciente de Dom Pedrito estava hospitalizado em leito clínico da Santa Casa. Necchi diz que o momento é de muita alegria. "É indiscutível que a vacina funciona", sustentou. Ele enfatizou que se ainda há alguém que duvide disso precisa urgentemente atentar aos números.

Na região, vale mencionar, os números também são animadores. Até ontem à tarde não havia ninguém com covid-19 internado em Aceguá, no hospital da Colônia Nova. Já em Dom Pedrito, são quatro internados na UTI. São três casos confirmados de Dom Pedrito e mais um caso suspeito. Em Lavras do Sul também é zero o número de internações.

Necessidade é de terceira dose

Não é a primeira vez que o médico, secretário-adjunto de Saúde, defende a terceira dose para aqueles que foram os primeiros a serem vacinados, ou seja, trabalhadores da Saúde e idosos. Para ele, essa será a forma de evitar situações como a de Porto Alegre, onde há surtos de covid-19 em hospitais. Há expectativa de que o anúncio dessa terceira dose ocorra após o Estado concluir a vacinação para maiores de 18 anos, o que está previsto para o final deste mês de agosto.

Mortes chegam a 292

No domingo, o município comunicou um novo óbito decorrente de complicações da covid-19. Uma mulher de 48 anos morreu na UTI covid-19 da Santa Casa de Caridade. Ela tinha comorbidades, conforme divulgação. Com esta morte, já são 292. No dia 20, também foi contabilizado um óbito associado à doença: uma mulher de 91 anos, com comorbidades, morreu também na Santa Casa.

Vale mencionar, por outro lado, que no sábado e no domingo, Bagé teve apenas dois casos confirmados de covid-19. Um em cada um dos dias. E nenhuma coleta, ou seja, teste, foi realizada nas datas. Havia, no domingo, 21 pessoas em isolamento domiciliar com testes positivos para coronavírus.

Atleta da natação representa Bagé em Tóquio Anterior

Atleta da natação representa Bagé em Tóquio

Cartórios estão  autorizados a registrar crianças com o sexo ignorado Próximo

Cartórios estão autorizados a registrar crianças com o sexo ignorado

Deixe seu comentário