BAGÉ WEATHER

Paralimpíadas

Atleta da natação representa Bagé em Tóquio

Ruiter Silva/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Estreia de Alcalde acontece hoje

A Rainha da Fronteira estará representada nesta edição dos Jogos Paralímpicos, que acontecem em Tóquio. Roberto Alcalde Rodriguez foi convocado pela segunda vez consecutiva para compor a delegação brasileira de natação. A estreia do atleta nos Jogos será hoje, as 21h37min (horário de Brasília). Ele disputará a bateria nos 200 metros medley. A segunda prova será na sexta-feira, as 23h04min, nos 100 metros peito.

A primeira vez que o atleta participou dos jogos foi na edição de 2016, no Rio. Na oportunidade, ele ficou em quinto lugar na final dos 100 metros peito, que é a grande especialidade dele.

Em junho deste ano Alcalde participou das seletivas para os Jogos, mas não conseguiu a vaga direta. Contudo, devido ao bom desempenho nas últimas competições, ele conquistou a vaga com boas posições no ranking da modalidade.

As últimas vezes que ele entrou mas piscinas em competições foi ainda em 2019, antes da parada por causa da Pandemia de coronavírus. No Parapan de Lima (Peru), ele foi medalha de ouro nos 100 metros peito (classe SB5), quando atingiu a marca de 1m38s41.

Em Londres, no Campeonato Mundial, o bageense ficou na quinta posição, também na mesma categoria, com 1m38s84. Essa foi a sua melhor marca até então na carreira. Na mesma competição ele o integrou o time brasileiro no revezamento misto 4x50 medley, com o nado peito. O grupo ficou em quinto lugar.

Alcalde já admitiu que deixou suas superstições para trás e aposta no treinamento como único método de preparação. Sua técnica consiste apenas em "desviar de armadilhas mentais e construir uma bolha de pensamentos positivos". O Time Brasil terá 36 competidores na natação em Tóquio.

Desta vez, ao todo, a delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos será composta por 253 atletas (incluindo aqueles que não possuem deficiência e atuam nas funções de guia, calheiro, goleiro e timoneiro), com 159 homens e 94 mulheres. Se somados os membros das comissões técnicas, médica e administrativa, o número sobe para 422 pessoas. Os Jogos Paralímpicos acontecem de 24 de agosto a 5 de setembro.

Inusitado

Roberto Alcalde, que é cadeirante, brincou com as camas feitas de papelão nas acomodações dos atletas nas Paralimpíadas de Tóquio. O Time Brasil parece estar aproveitando muito bem a sua estadia na Vila Paralímpica, em Tóquio. Antes da Cerimônia de Abertura e de sua estreia na natação, o brasileiro Roberto Alcalde mostrou seu bom humor e subiu na cama com sua cadeira de rodas e tudo.

"Agora tenho noites muito mais confortáveis com essa cama de papelão!", brincou o atleta que fez uma ressalva para os seus mais de três mil seguidores: "Não me perguntem como eu subi aí". No entanto, o mistério não durou muito e Talisson foi apontado como o "culpado" pela brincadeira.

 

Período registra aumento na intenção de consumo Anterior

Período registra aumento na intenção de consumo

Saúde reforça necessidade de completar imunização Próximo

Saúde reforça necessidade de completar imunização

Deixe seu comentário